O Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) acaba de empossar Luiz Paulo Rangel Gomes da Silva, do Pará, como novo presidente.
Fundado em 1986 por cardiologistas, cirurgiões cardíacos e médicos interessados no tema, o DECA conta com mais de 640 associados em todo o Brasil, que realizam em média 18 mil implantes de marca-passos, desfibriladores e ressincronizadores por ano.
O DECA é a referência do Ministério da Saúde para normatização sobre indicações para implante de marca-passos, cardio-desfibriladores e ressincronizadores no Brasil. O Departamento é responsável pelo Registro Brasileiro de Marca-passos, Desfibriladores e Ressincronizadores Cardíacos (RBM), que foi o primeiro registro oficial adotado pelo Ministério da Saúde para ser preenchido pelo médico logo após o implante do marca-passo no paciente.
Desde 1994, o RBM é considerado um eficiente sistema de controle de informações, que permite o cadastro e identificação do dispositivo implantado em cada paciente. Por meio do RBM, hoje é possível saber, por exemplo, o número de marca-passos implantados por região do Brasil, por hospital, além do sexo e idade dos pacientes que receberam o dispositivo, e até o tipo de marca-passo implantado. “O RBM é essencial para basear políticas públicas e gerar dados necessários para o melhor aproveitamento dos recursos investidos na saúde cardíaca dos brasileiros”, afirma o presidente do DECA, Luiz Paulo Rangel Gomes da Silva.
Um dos projetos da nova Diretoria é intensificar o PRONE, Programa Nacional de Ensino, que promove conhecimento sobre temas relacionados à insuficiência cardíaca e morte súbita a profissionais da área médica em cidades de norte a sul do Brasil. Em cinco anos de existência, o PRONE passou por 22 cidades, com a participação de mais de 2000 profissionais. “Pretendemos expandir o PRONE e estamos trabalhando para finalizar o cronograma das atividades para 2013”.
Ao longo do ano, o DECA participa também dos dois maiores eventos nacionais na área: o Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas.
A entidade possui ainda duas publicações: o Jornal do DECA, publicação trimestral oferecida aos associados, e a revista Relampa – Revista Latino-Americana de Marca-passo e Arritmia –, que oferece conhecimento científico contínuo há 25 anos. “Pretendemos levar essa revista para dentro de todas as faculdades de medicina do Brasil. Sem dúvida é um conteúdo muito importante e de alto nível, que vai ajudar os futuros cardiologistas”, conclui Luiz Paulo Rangel Gomes da Silva.
NOVA DIRETORIA:
Presidente: Luiz Paulo Rangel Gomes da Silva
Vice-Presidente: Cláudio José Fuganti
Secretária: Cecília Monteiro Boya Barcellos
Diretor Financeiro: Antonio Malan Cavalcanti Lima
Diretor Administrativo: Álvaro Roberto Barros Costa
Diretor Científico: Antônio Vítor Moraes Júnior
Diretora de Comunicação: Stela Maria Vitorino Sampaio
Diretor de Defesa Profissional: Emanoel Gledeston Dantas Licarião
Diretor de Eventos: Giancarlo Grossi Mota
Diretor de Memórias: Genildo Ferreira Nunes
Diretor de Registros: Silas dos Santos Galvão Filho
Diretor de Relação Institucional: Eduardo Rodrigues Bento Costa
Diretor da RELAMPA: Celso Salgado de Melo
Conselho Deliberativo: Wilson Lopes Pereira
Conselho Deliberativo: Antonio Carlos Assumpção (Caio)
Conselho Deliberativo: Antônio Macedo do Nascimento Junior
Conselho Deliberativo: Cândido Rodrigues Martins Gomes
Conselho Deliberativo: José Carlos Pachón Mateos