O check list para a virada do ano é longo: confraternização no trabalho, celebração em família e férias. E é exatamente na hora de listar os afazeres que muitas pessoas percebem que deixaram de lado os cuidados com a própria pele. Pois bem, a boa notícia é que ainda há tempo para recorrer aos avanços tecnológicos de comprovada eficácia.
A dermatologista Cristiane Dal Magro conta que o primeiro passo para começar a resgatar a beleza da pele antes de cruzar o réveillon é passar por uma criteriosa avaliação: “A anamnese é essencial, pois é nessa entrevista, conduzida pelo médico especialista, que são identificadas as queixas do paciente, seus históricos de saúde e familiar, bem como suas expectativas”. A médica complementa a avaliação inicial com um trio de equipamentos destinados ao diagnóstico dermatológico, sendo o principal deles a fotografia digital ultravioleta.
Em Ação – Com o plano de tratamento traçado a partir de um diagnóstico meticuloso, alguns procedimentos de ação imediata podem ser priorizados. Este é o caso da dobradinha toxina botulínica-preenchedores. A primeira suaviza as rugas dinâmicas, especialmente ao redor dos olhos e na testa. Já o segundo reduz sulcos, como é o caso do indesejável ‘bigode chinês’. “A toxina apresenta resultados após 3 dias da aplicação, enquanto os preenchedores são ainda mais rápidos. A duração de ambos depende de cada organismo, variando entre 4 e 6 meses”, explica.
Se o objetivo é tratar pigmentações indesejadas – como manchas decorrentes da exposição ao sol e melasma –, olheiras, poros dilatados e cicatrizes de acne vale lembrar que serão necessárias sessões consecutivas em protocolos que podem envolver mais de um tipo de laser e outros equipamentos. “Contudo, é possível observar resultados após a primeira aplicação”, afirma Dra. Cristiane. Cabe destacar que o ideal é submeter-se à sessão pelo menos 10 dias antes dos compromissos sociais da temporada. Além disso, exposição ao sol e laser não combinam.
Há inúmeras vantagens em começar o tratamento dermatológico em dezembro. “Quem vai para a praia o fará de maneira mais responsável e terá, no nécessaire, produtos específicos para sua pele. Outro aspecto positivo é iniciar o ano cuidando de si mesmo, com a consciência de que o tempo é mais severo com quem se expõe a fatores que aceleram o envelhecimento – como sol, tabagismo e estresse”, conclui Dra. Cristiane.