Enquanto os manequins diminuem, as pressões para encaixar-se nos padrões estéticos, aumentam. Com a massiva propaganda que impõem a imagem de corpos magros como referência de beleza, a anorexia se instala e destrói a vida de mulheres que buscam se enquadrar nos padrões que são disseminados pela mídia. A anorexia atinge principalmente mulheres na fase da adolescência, que se preocupam mais com a aparência.
A anorexia nervosa é uma doença que causa distúrbio alimentar e perda de peso alarmante. Pessoas que sofrem com essa doença têm dificuldades em se manter saudáveis, pois não conseguem ter uma visão clara de si mesmas. “Existe uma transferência de imagens negativas na mente do paciente por uma percepção errada do próprio corpo”, esclarece o Dr. Ricardo Brasil, psiquiatra do Hospital Daher.
São diversos os sintomas e comportamentos de pessoas com anorexia. Os mais comuns são: medo de engordar, excesso de exercícios físicos, muitas idas ao banheiro, massa corporal abaixo do recomendado, dificuldade de raciocínio e, em alguns casos, depressão.
Em função de hábitos que prejudicam a saúde, quem tem anorexia pode apresentar além de doenças psicológicas, disfunções no organismo, como desnutrição e desequilíbrio hormonal, no qual até o ciclo menstrual é prejudicado. “O impacto da anorexia é semelhante ao de um estado de desnutrição crônica. Quando atinge crianças ou adolescentes, interfere no crescimento, resultando em estaturas menores do que as esperadas e atrasa ou até interrompe a puberdade”, explica a nutricionista Flávia Ribeiro do Hospital Daher.
As causas da anorexia são desconhecidas, porém alguns fatores externos que contribuem para o desenvolvimento da doença podem ser fruto de uma alimentação deficiente na infância e/ou da pressão da mídia pela busca desenfreada por corpos perfeitos. “Os valores distorcidos da sociedade moderna influenciam a vida de jovens, pois nesta fase, ainda não possuem um referencial de comportamento formado”, acrescenta Dr. Brasil.
Assim como a origem, a cura da doença ainda é um mistério.
Porém, existem tratamentos efetivos. O primeiro passo iniciar-se um o tratamento é conseguir convencer a pessoa de sua doença. “O paciente vai precisar de amadurecimento psíquico, que é o mais difícil”, afirma o Dr. Ricardo.
Após o reconhecimento da doença, a primeira etapa será restabelecer o padrão alimentar ideal e recuperar gradativamente o peso. “O objetivo do tratamento é ajudar o paciente a normalizar sua alimentação, com uma dieta balanceada para atender às suas necessidades e recuperar o estado nutricional do corpo debilitado pela doença”, completa a nutricionista. A anorexia pode ser fatal caso o paciente busque o tratamento tardiamente.