Com os avanços da medicina, médicos especialistas hoje contam com a cápsula endoscópica PillCam, uma das aliadas no combate à doença

O Dia do Endoscopista, comemorado hoje, dia 25 de julho, reacende a importância da conscientização da população em relação à incidência do câncer colorretal que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), deve crescer 75% mundialmente, sendo o de cólon e reto de maior incidência e os que mais preocuparão a população no futuro.

A chegada deste ano da PillCam Cólon2 é uma das armas para enfrentar a alta estimativa. Aliada aos exames já existentes no mercado como colonoscopia e exame de sangue oculto nas fezes, esta nanotecnologia chegou com a vantagem de ser indolor, não invasiva, sem a necessidade de anestesia e com índices de complicação quase nulos. Até a chegada da PillCam Cólon2, cerca de dois milhões de pacientes no mundo já tinham se beneficiado do exame por cápsula endoscópica.

Procedimento – Assim como no exame com a cápsula para o delgado, a PillCam Cólon2 é deglutida pelo paciente e percorre todo o cólon e reto, tirando de quatro a 35 fotos por segundo e gerando um vídeo com mais de 100 mil imagens. A cápsula endoscópica chegou para facilitar e precisar anomalias como sangramentos, doenças inflamatórias, tumores benigno-malignos e dores abdominais.

Para o Dr. Ricardo Leite Ganc, além do exame de cólon, existem algumas formas de prevenção que devem ser adicionadas à rotina diária a fim de prevenir o acometimento da doença. “Pessoas acima dos 50 anos ou que tenham histórico familiar devem ter um cuidado especial com a alimentação e com outros hábitos que podem aumentar o risco de se desenvolver a doença. Atividade física também é muito importante”, alerta o especialista.

Sobre a Given Imaging do Brasil

A Given Imaging é uma empresa israelense líder em equipamentos de gastroenterologia, com um amplo portfólio de cápsulas endoscópicas para intestino delgado, esôfago e cólon. O método, lançado em 1998, revolucionou a forma de visualização no trato gastrointestinal. No Brasil, a cápsula foi introduzida há 10 anos e, em 2012, o País ganhou a primeira subsidiária da companhia na América Latina, instalada em São Paulo.