A rotina conturbada, a falta de tempo, filhos, casa e trabalho. Este é o cenário vivenciado por muitas mulheres brasileiras atualmente. A correria do dia a dia e a pressão das atividades rotineiras fazem com que as mulheres tenham cada vez menos tempo para cuidar de si mesmas. O que não podem esquecer é que o estresse, efeito da vida agitada e das múltiplas tarefas, também desencadeia outras doenças.

De acordo com o Dr. Nei Marinho, cirurgião plástico e diretor geral do Hospital San Paolo – centro hospitalar de média complexidade localizado na zona norte de São Paulo, o número de infartos em mulheres mais jovens aumentou. “Com o coração feminino mais vulnerável, há consequentemente maior incidência no número de mortes”, explica. Outra alteração que pode ser encontrada com mais facilidade nas mulheres que têm “múltiplas tarefas”, são as doenças vasculares. Para o médico, ficar muito tempo em pé ou sentada prejudica a saúde das pernas. “A vida corrida expõe as pernas a esforços sem tempo de descanso e os saltos dos sapatos muitas vezes favorecem o surgimento de varizes”, conclui. Cuidar-se no dia a dia e procurar um médico para exames periódicos é imprescindível.

Segundo Dr.Nei Marinho, “sedentarismo, obesidade, tabagismo, estresse e depressão são grandes fatores de risco para infarto e AVC”.

O médico ainda destaca algumas dicas para prevenção “não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos regularmente, manter uma alimentação saudável com frutas, verduras, legumes, carnes magras e cereais integrais e ir regularmente ao médico”.

Serviço

Hospital San Paolo

Rua Voluntários da Pátria, 2786 – Santana

Tel: (11) 3405-8200

www.hsanpaolo.com.br