Data é celebrada em todo o planeta e visa reforçar a importância da consulta oftalmológica. 285 milhões de pessoas no mundo apresentam graves problemas de visão, sendo que 80% destas deficiências são evitáveis ou tratáveis

O “Dia Mundial da Visão” é comemorado em todo o mundo pelos oftalmologistas preocupados com a saúde visual da população e incentivado pela Organização Mundial da Saúde. É um dia de conscientização para chamar a atenção sobre deficiência, cegueira e reabilitação da deficiência visual que atinge milhões de pessoas.

São aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo vivendo com baixa visão ou cegueira. Destes, 39 milhões são cegas e 246 milhões têm moderada ou grave deficiência visual, no entanto, vale ressaltar que 80% de deficiência visual é evitável ou facilmente tratável. “Daí a importância de campanhas que conscientizem a população sobre a necessidade de acompanhamento médico especializado”, alerta o Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Dr. Marco Antônio Rey de Faria.

Segundo o médico, muitas doenças relacionadas à visão não apresentam sintomas e, quando a pessoa descobre o problema, já está em um estágio bastante avançado e de difícil regressão. “É o caso do glaucoma, por exemplo, que é a maior causa de cegueira irreversível no mundo, sendo que, no Brasil, mais de um milhão de pessoas são portadoras da doença”, revela Rey de Faria.

O Presidente do CBO acredita que o acompanhamento oftalmológico minimiza significativamente a quantidade de casos registrados. “A medicina está muito evoluída, com as técnicas que possuímos atualmente, a imensa maioria das doenças oftalmológicas são facilmente tratadas quando descobertas prematuramente”, finaliza.