São Paulo, novembro de 2012 – Hoje, 14 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. E neste ano de 2012 o tema da campanha, criada pela International Diabetes Federation, é “Proteja Nosso Futuro”, e tem como objetivo destacar a importância da educação em diabetes para evitar o aumento contínuo dessa doença, e assegurar um futuro mais saudável para todos. O diabetes é uma doença crônica e está se tornando a epidemia do século, já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. A previsão é que até 2025, esse número chegue a 380 milhões. Estima-se que boa parte das pessoas que têm diabetes, doença que pode atingir desde crianças a pessoas de qualquer idade, desconhece a sua própria condição.
Os primeiros sintomas do diabetes foram registrados no século II, desde essa época há a evolução de avanços com descobertas que otimizam a qualidade de vida do diabético, através do controle da doença. O tratamento do diabetes tipo 1 é baseado na administração diária de insulina, enquanto que o diabetes tipo 2 necessita de medicamentos chamados hipoglicemiantes orais, e apenas em situações muito específicas utiliza-se também a insulina. “Mas, de qualquer forma, os dois tipos de diabetes requerem educação alimentar e prática de exercícios para o devido controle”, afirma Dra. Juliane Gomes de Paula, Clínica Médica do Hospital San Paolo- centro hospitalar de média complexidade, localizado na zona norte de São Paulo.
Segundo Dra. Juliane, o indivíduo pode ter uma boa qualidade de vida sem precisar abrir mão dos prazeres que ela proporciona. “É fundamental que a pessoa conheça a doença através das orientações seguras do médico para saber se cuidar bem e ter uma vida saudável” completa a médica. A profissional dá dicas para auxiliar no convívio com o diabetes para ter uma vida saudável, sem precisar abrir mão das coisas que todos gostam de fazer:
PRINCIPAIS SINTOMAS Emagrecimento sem causa aparente, muita fome (polifagia), beber muita água (podipsia) e urinar muito (poliúria).
BEBIDAS ALCOÓLICAS Não existem doses seguras e específicas para diabéticos; vale o bom-senso.
TATUAGENS E PIERCINGS O diabético tem mais propensão às infecções. Observe a correta anti-sepsia durante a execução do procedimento e a higiene corporal sistemática.
ATIVIDADE FÍSICA Exercícios sempre e para a vida toda, quanto antes começar, melhor.