Quantas vezes você acessou seus perfis em mídias sociais hoje? Pesquisas revelam que existem 102 milhões de usuários de internet no país. Deste total, 80 milhões estão nas mídias sociais. Além disso, o Brasil é o 2º maior mercado do Facebook e do Twitter.
Com estatísticas tão altas é quase impossível ficar de fora das famosas mídias sociais. Desta forma, é cada vez mais comum encontrar conteúdos de saúde, por exemplo, na internet. “Muitas pessoas usam a internet como fonte de pesquisa sobre bem-estar, qualidade de vida, dicas de beleza, indicação de profissionais de saúde, entre outros assuntos”, comenta Dra. Adília Segura, diretora médica do laboratório Exame.
É possível encontrar, hoje, perfis nas mídias sociais voltados para saúde, além de aplicativos para celulares e tablets, que auxiliam o usuário em dietas, exercícios físicos, além de lembra-lo de beber água. “Com certeza esta é uma forma de popularizar ainda mais as formas de prevenir doenças e conscientizar a população da importância de manter uma vida saudável”, ressalta Dra. Adília.
Para ampliar a comunicação com os pacientes e prestar um serviço de informação a eles, o laboratório Exame disponibiliza um blog e uma fanpage no Facebook. “Tudo foi preparado para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes. Os conteúdos são escritos numa linguagem fácil e os temas tratam de alimentação adequada, exames preventivos, esclarecimentos sobre doenças, exercícios físicos, etc.”, detalha.
A diretora-médica alerta que o conteúdo gerado nas mídias sociais é interessante, porém não substitui a visita ao médico e nem deve servir para automedicação ou autodiagnóstico. “Em nenhuma página da internet as pessoas vão encontrar informações suficientes para tratar uma patologia, por exemplo. Para diagnóstico e tratamento corretos o especialista precisa fazer uma avaliação clínica do paciente e solicitar exames. Então, utilize essa ferramenta com cautela”, conclui Dra. Adília.