A ITMS Health, empresa norte-americana do Grupo ITMS, apresenta entre 4 a 6 de outubro, no 35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, um dispositivo chamado wGT3X+, utilizado em mais de 65 países em seis continentes para o monitoramento do gasto de calorias e qualidade do sono. O equipamento é um acelerômetro triaxial, que também conta passos e agora com a função GPS considera também a distância percorrida, o wGT3X+ pode ainda ser acoplado a um dispositivo medidor de frequência cardíaca, sendo bastante completo para a pesquisa e avaliação da saúde no Brasil.
A tecnologia, projetada em 1988 para fins militares, hoje é utilizada na área da medicina esportiva, fisioterapia, nutrição e ciências veterinária, com a missão de auxiliar em estudos clínicos no País. Por meio da avaliação da atividade física, o dispositivo consegue avaliar a qualidade que um grupo de voluntários/pacientes desempenha frente a uma nova terapia, o que inclui diabetes do tipo 2, doença cardiovascular, doenças respiratórias, perturbações do sono, entre outros. Os resultados passem a ser mais objetivos do que subjuntivos.
“Somos os representantes da tecnologia no País. Estamos trabalhando com diversos grupos de estudos em diferentes Universidades e Institutos. O evento nos ajudará a ampliar ainda mais o nosso relacionamento com universidades e organizações que precisam de um aliado para o fomento da pesquisa e avaliação da saúde”, comenta Lícia Britto, gerente geral da Systems Link International.
O Actigraph também foi aliado na Pesquisa Nacional de Avaliação de Saúde e Nutrição (NHANES), para avaliar a saúde e nutrição de adultos e crianças nos Estados Unidos; pela Pesquisa de Prevenção e Tratamento da Obesidade na Infância (COPTR) para melhor prevenção e tratamento da obesidade; pela Identificação e Prevenção de Diabéticos e Estilo de Vida induzido na saúde de crianças e bebês (IDEFICS), coordenado pelo Instituto Brernen para a Pesquisa e Prevenção e Medicina Social, entre outras instituições referência em todo o mundo.
Para Jeff Arnett, presidente da ActiGraph, uma das novidades que envolvem o dispositivo parecido com um relógio de pulso é que a fabricante pretende viabilizar a tecnologia para o usuário final no Brasil. A novidade auxiliaria os esportistas em suas corridas, caminhadas e monitoramento da saúde.
Serviço:
35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte
Data: 4 a 6 de outubro
Local: Centro de Convenções Rebouças de São Paulo