Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2015, serão diagnosticados 570 mil novos casos oncológicos no Brasil. Em 2030, estima-se 21 milhões de novos casos em todo o mundo, e 14 milhões de mortes devido ao câncer e suas complicações.

Com base nisso, em 2014 a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), em conjunto com mais de 50 entidades médicas e de apoio ao paciente, realizou o 1º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, com o objetivo de discutir as necessidades de mudanças nas políticas públicas que envolvem a Oncologia nacional.

Todas as informações levantadas foram trabalhadas intensamente e compiladas em um documento, intitulado Declaração Para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil, que traz cinco pontos de destaque: Promoção da Saúde, Diagnóstico, Tratamento, Cuidados Paliativos e Gestão.

No dia 27 de julho, das 8h30 às 11h, organizações de apoio ao paciente com câncer Brasil se reúnem no L’Hotel para apresentar este documento à imprensa, primeiro do país neste formato.

Para explicar e defender cada um dos pontos abordados, teremos a presença do Dr. Antonio Buzaid, chefe geral do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, Dr. Fernando Maluf, chefe da Oncologia do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, Dra. Marisa Madi, diretora executiva do Icesp e coordenadora da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer e Merula Steagall, presidente da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia).

“Hoje temos 280 centros que tratam oncologia no País, mas para atender a demanda atual seriam necessários 385. Cerca de 60% dos pacientes são diagnosticados com a doença em estagio 3 ou 4 (avançado).

O controle social pode ajudar a garantir implementação da política e sua fiscalização, além de contribuir para a coleta de indicadores, difundir conhecimentos e ampliar a conscientização sobre os inúmeros tipos de câncer. Nenhuma organização, pública ou privada, conseguirá fazer isto sozinha e confiamos que a colaboração de múltiplos atores acelerará o progresso neste segmento”, comenta Merula Steagall, presidente da Abrale.

Declaração Para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil

Data – 27 de julho

Horário – 8h30 às 11h

Local – L´Hotel: Alameda Campinas, 266 – Jardim Paulista, São Paulo – SP