Especialista esclarecerá sobre sintomas para facilitar o diagnóstico de enfermidade neuromuscular rara que tem tratamento
A Doença de Pompe é um dos temas tratados no Congresso SBNC RIO 2013 – XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, que será realizado de 04 a 07 de setembro de 2013, no hotel Hotel Sofitel Copacabana – Rio de Janeiro.
O SBNC RIO 2013 terá como foco o “Papel da Neurofisiologia Clínica no diagnóstico diferencial das desordens do sistema nervoso central e periférico. Fundamentos e limites da nossa prática”.
Durante o Congresso serão debatidos os aspectos mais relevantes do conhecimento atual subjacente aos procedimentos diagnósticos e prognósticos das diversas áreas da Neurofisiologia Clínica. Serão abordados os recentes avanços, as indicações e as limitações desses procedimentos.
A Doença de Pompe será abordada pelo especialista e grande conhecedor no assunto o neurologista Carlo Marrone, membro do departamento cientifico de moléstias neuromusculares da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).
Saiba mais
A Doença de Pompe é um Raro transtorno genético neuromuscular de natureza metabólica, afeta progressivamente as capacidades respiratórias e locomoção. Caminhar, correr, subir escadas e até mesmo movimentos simples, como levantar os braços acima dos ombros, tornam-se difíceis ou mesmo impossíveis. Sua principal característica é a fraqueza muscular, outro importante sinal é a dificuldade para respirar, que pode ser a primeira manifestação clínica em alguns pacientes. A Doença de Pompe se assemelha a outras enfermidades neuromusculares, o que dificulta o diagnóstico. Os sintomas podem surgir em bebês, crianças ou adultos.
Atualmente há 74 pessoas diagnosticadas com a enfermidade no Brasil, mas estima-se que haja grande número de pacientes sem o diagnóstico e tratamento corretos.
Serviço
Congresso SBNC RIO 2013 -XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica
Data: 04 a 07 de Setembro de 2013
Local: Hotel Sofitel Copacabana – Rio de Janeiro – Brasil
Tema do Simpósio: Doença de Pompe: Achados Neurofisiológicos, diagnóstico e tratamento.
Palestrante: Dr. Carlo D. Marrone
Data: 05 de Setembro de 2013
Horário: 12h20 às 13h20