Clínica Psiquiátrica – A Visão do Departamento e do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP e História do Turismo no Brasil entre os séculos XVI e XX ficam em 1º lugar nas categorias Ciências de Saúde e Turismo e Hotelaria

A Editora Manole comemora o resultado expressivo na edição 2012 do Prêmio Jabuti com cinco prêmios nas áreas de Ciências da Saúde, Turismo e Hotelaria, Ciências Naturais e Direito.

A obra Clínica Psiquiátrica – A Visão do Departamento e do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, de Eurípedes Constantino Miguel, Valentim Gentil e Wagner Farid Gattaz, levou o 1º lugar na categoria Ciências da Saúde. Organizado pelos membros do IPq-HCFMUSP e publicado pela Editora Manole, Clínica Psiquiátrica é considerado o maior tratado da atualidade em Psiquiatria e aborda vários temas. A publicação aborda, por exemplo, de como a mente e os fatores externos impactam na forma como sentimos, desejamos e naquilo que queremos; aborda as nuances do diagnóstico na entrevista psiquiátrica; as principais síndromes e os respectivos tratamentos; a pesquisa e as metodologias de pesquisa, além da formulação de políticas públicas em saúde mental.

Já na categoria Turismo e Hotelaria o 1º lugar ficou com a obra História do Turismo no Brasil entre os séculos XVI e XX, de Paulo de Assunção, também da Editora Manole. O livro, desenvolvido a partir da seleção de registros de alguns viajantes como croquis, pinturas e desenhos, contribui para elaborar as representações sobre as terras e a gente do Brasil e discutir os aspectos que atraíram a atenção desses viajantes para as terras brasileiras, possibilitando uma compreensão de como ocorreu o desenvolvimento do turismo no país. Os temas levantados são de enorme importância para pesquisadores, professores e alunos das áreas de Turismo e História, além do público interessado no assunto.

A categoria Ciências Naturais mereceu destaque especial e a Editora Manole ficou com o 2º e o 3º lugares: Energia Eólica ( Série Sustentabilidade), de Eliane A. Faria Amaral Fadigas, e Gestão do Saneamento Básico – Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Coleção Ambiental) de Arlindo Philippi Jr. e Alceu de Castro Galvão.

O livro Direito Internacional Penal – Imunidades e Anistias, de Cláudia Perrone-Moisés, recebeu o 3º lugar na categoria Direito do Prêmio Jabuti 2012.

Para Amarylis Manole, os cinco prêmios Jabuti foram o reconhecimento de um trabalho enorme e de grande gratificação: “A Editora Manole sempre teve como principal foco a educação. Os livros premiados já são referências em suas áreas e o Jabuti foi a confirmação disso”.