Prefeito encerrou o “Encontro com a Saúde” nesta quarta-feira (22/08) no Centro de Convenções Mourisco, em Botafogo

O prefeito e candidato à reeleição pelo PMDB, Eduardo Paes, se reuniu com lideranças do setor de Saúde nesta quarta-feira (22/08), no Centro de Convenções Mourisco, em Botafogo, para apresentar as suas propostas para o segmento. Na ocasião, ele destacou as parcerias público-privadas e a atenção à saúde básica. Estiveram presentes o secretário municipal de saúde do Rio, Hans Dohmann, o diretor geral do INCA, Luiz Antônio Santini e representantes de sindicatos e de instituições privadas. O evento marcou o encerramento do ciclo de debates do “Encontro com a Saúde”, promovido pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FEHERJ), Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro (SINDHRIO), Movimento Junta Rio pela Saúde e Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro (CESM-ACRJ).

– Quando fui eleito em 2008, meu primeiro desafio com a minha equipe foi traçar um plano de voo para resolver a questão da saúde na cidade. Encontramos um caminho, que foi a atenção à saúde básica. Hoje, temos as Clínicas da Família e programas para cuidar do idoso e de prevenção de doenças, por exemplo. A verba que dedicamos para o setor é de 25%, cerca de R$ 4 bilhões. Posso dizer que o nosso compromisso com a população foi cumprido nesse aspecto, mas é óbvio que ainda temos muito trabalho. Quero ver o Rio como referência em saúde novamente – disse.

O prefeito também comentou sobre a importância das Organizações Sociais, conhecidas como OS’s. Segundo Paes, a ideia não é privatizar a saúde pública. Essa parceria foi uma solução para aumentar o número de profissionais do setor.

– Tanto o segmento público quanto o privado tem o seu papel. Eles se complementam e por isso não vejo problema nas OS’s. É óbvio que, por se tratar de dinheiro público, tudo deve estar às claras. Mas, na minha opinião, tem dado certo – acrescentou.

Em nome das lideranças do setor, o presidente da FEHERJ, José Carlos Abrahão, falou sobre a oportunidade que o “Encontro com a Saúde” proporcionou ao segmento.

– Temos um compromisso com a sociedade e por isso propomos esse debate. Recebemos os principais candidatos à Prefeitura do Rio e ouvimos as propostas de cada um. Agradeço ao prefeito Eduardo Paes por apresentar suas metas e também por ouvir as nossas colocações – finalizou Abrahão.

Paes encerrou o ciclo de debates do “Encontro com a Saúde”. O evento, que foi dividido em três partes, teve a participação de Marcelo Freixo (PSOL) e Aspásia Camargo (PV) no dia 9 e de Otávio Leite (PSDB) e Rodrigo Maia (DEM) no dia 13.