Popularmente conhecida como “pressão alta”, a hipertensão é um problema de saúde que afeta cada vez mais brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. A doença está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.
Para alertar e orientar as pessoas sobre o problema, o Viver Unimed , programa de prevenção de doenças e de promoção de saúde da Unimed Vitória, criou o programa de combate à Hipertensão. O programa é voltado para os clientes empresariais. A equipe multidisciplinar do Viver vai até as empresas e realiza quatro reuniões, uma por semana, com grupos de colaboradores.
Nesses encontros, os participantes estabelecem quais as metas querem atingir, aprendem o que é a hipertensão, quais os sintomas e a relação direta do problema com o sedentarismo e a má alimentação. Renan Arivabene, enfermeiro do Viver Unimed, explica que para controlar a pressão é preciso mudar alguns hábitos alimentares. “Diminuir o consumo de sal e evitar a utilização de temperos prontos é fundamental”, afirma.