NOVO TESTE PARA DETECTAR O CÂNCER DE PRÓSTATA

O exame promete tornar mais preciso e menos invasivo o diagnóstico da doença

O exame PCA3 (Antígeno de Câncer Prostático 3) é o mais recente e promissor teste de câncer de próstata, capaz de proporcionar um diagnóstico mais rápido. O material do exame é coletado no consultório médico e encaminhado para o laboratório. O resultado fica pronto em torno de 15 dias.

No Rio de Janeiro, o Centro de Medicina Diagnóstica Richet é o único no Estado a oferecer o serviço. Segundo o patologista Hélio Magarinos Torres, diretor médico do Laboratório Richet, o PCA3 ainda não é indicado para todos os pacientes como um teste de screening (procura por câncer antes que uma pessoa tenha algum sintoma). “Apesar da forma da coleta da amostra não ser tão simples quanto a de outros testes, o que é crucial para obtenção de um resultado confiável, tem demonstrado uma excelente confiabilidade do exame”, explica Hélio Magarinos Torres.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens ocidentais e mata 250 mil anualmente, mas pode ser curado se detectado no início. Além do Brasil, o exame também está em uso na Alemanha, Holanda e Inglaterra e Portugal.