Evento conscientizou sobre a importância do código de ética de enfermagem e discutiu temas importantes para a profissão.

Durante o 1° Seminário de Ética de Enfermagem, realizado pelo Hospital Sepaco, os colaboradores da área de enfermagem tiveram a oportunidade de participar de uma programação especial que contou com palestrantes ligados às áreas de saúde e de direito, tendo como tema central “A importância da construção da cidadania para um mundo melhor”.

O evento trouxe o debate de questões de extrema importância para a equipe de enfermagem da instituição, como: bioética, segurança do paciente, manuseio de prontuários, etc., além de conscientizar os profissionais envolvidos sobre a importância da prática do código de ética no exercício das atividades.

Segundo a dra.Luci Meire Pivelli Usberco,superintendente operacional hospitalar do Sepaco, a comissão de ética é um importante instrumento de apoio no esclarecimento de dúvidas e ações educacionais para a área. “Ela atua focada em ações preventivas para a instituição”. Angela Petrosino, gerente de enfermagem, concorda e acrescenta: “Este trabalho também funciona dentro de uma filosofia humanista, o que é essencial para quem atua com o cuidado”.

Já Tadeu Anastácio de Faria, enfermeiro e presidente da Comissão de Ética de Enfermagem da entidade, acredita que a profissão precisa ser cada vez mais consolidada. “É preciso fortalecer esta área tão digna e honrada, já que ela é mais do que uma ciência, é uma arte”, afirma.

Os resultados já serão colocados em prática pela Edilma P. dos Santos Oliveira, enfermeira líder do PA e uma das participantes do seminário, que comenta sobre a necessidade de todos da enfermagem assimilarem o que foi falado para desenvolver no grupo essa visão crítica de trocar experiências das situações do dia a dia como, por exemplo, quando for fazer orientações em relação às anotações. “Foi ótimo! Vamos tentar desenvolver no grupo esse pensamento crítico e repassar o que vimos como forma de orientação e de acordo com as situações que forem aparecendo”.

Deise Schimidt, enfermeira líder que assistiu às apresentações, afirma que apreciou o evento. “Foram 10 horas que passaram rápido porque tivemos a oportunidade de aprender muito com os assuntos tratados. Acredito que todos nós saímos com a sensação de que podemos melhorar em algum ponto”.

Cristiane Cordeiro, enfermeira no Hospital Dia, ainda enfatiza: “Consegui aproveitar bastante, usarei as dicas tanto no trabalho quanto fora dele, pois agora temos uma motivação a mais”.