O Grupo Equipamed, empresa nacional com mais de 30 anos de mercado, especializada na importação e comercialização de equipamentos médicos, será um dos principais patrocinadores do IV Congresso Brasileiro de Enfermagem em Emergência, II Congresso Internacional de Enfermagem em Emergência e II Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Emergência, que acontecerão, em São Paulo, de 10 a 12 de julho, no Fecomercio (Av. Plínio Barreto, 285 – 1º andar – Bela Vista).

Os eventos são promovidos pelo Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência (COBEEM) e trará como tema central a “Segurança do Paciente no Atendimento às Urgências e Emergências Intra e Pré Hospitalares”. O objetivo é discutir abertamente as questões envolvidas nas práticas assistenciais que corroboram para o surgimento de eventos adversos ao paciente.

“Uma novidade para este Congresso será a criação de uma cartilha de orientações à prevenção do erro humano na assistência pré-hospitalar, cujo tema é praticamente inexplorado no Brasil”, disse o Dr. Sergio Dias Martuchi, enfermeiro especializado em Urgência e Emergência e Presidente do COBEEM.

Pensando nos grandes eventos – Os profissionais enfermeiros e fisioterapeutas de emergência e urgência também estão se preparando para os grandes eventos que acontecerão em nosso país (2014 – Copa do Mundo, e 2016 – Jogos Olímpicos). Por isso, na grade científica, estão contempladas duas importantes conferências. No dia 10, às 15h20, haverá a Conferência: Organização da Rede Brasileira de Atenção às Urgências, proferida por Paulo de Tarso Abrahão da Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde (CGUE-MS); e no dia 11, às 11h10, a Maria da Conceição Mendonça Costa, do MS – Força Nacional – SUS, falará sobre o “Sistema nacional de atendimento a desastres do Ministério da Saúde”.

Tecnologia aliada ao conhecimento – Durante a Feira de Negócios, o Grupo Equipamed apresentará ao público a linha de produtos Riester composta por Esfigmomanometros, Estetoscópios, Oftalmoscópios e Otoscópios. É importante destacar que Todos os equipamentos dessa linha passam pela validação da British Hypertension Society (BHS), uma das três entidades no mundo que elaboram protocolos para avaliar a acurácia destes aparelhos.

Destaque também para as Bombas de Infusão: PK, GH e GW. Os dois primeiros modelos de seringa. A PK, direcionada para anestesiologia com sistema de alvo-controle, proporciona uma ferramenta de infusão para administração de fármacos anestésicos dentre outros. A bomba possui interface de fácil utilização com taxa de infusão, dose total de fármaco administrada e concentrações plasmáticas e do local de efeito.

O modelo GH é ideal para cuidados críticos e perfusões, em pacientes neonatos, pediátricos e adultos, podendo ser utilizada por clínicos e enfermeiros na administração de fluidos e medicamentos por via endovenosa, transfusão de sangue e alimentação parenteral. A Bomba Alaris GH é adaptável para diversas marcas de seringas entre 5 a 50/60 ml.

A Bomba GW oferece um sistema de perfusão volumétrico, pequeno e leve, que administra perfusões precisas e confiáveis em diferentes velocidades e está preparado para ser utilizado em diversos locais como: enfermarias, UTIs, unidades neonatais, ambulatórios, centros cirúrgicos e emergências. A GW pode ser utilizada para administração de nutrição parenteral, antibióticos, sangue, derivados de sangues, analgésicos e quimioterápicos, entre outros.

Informações sobre o evento: http://www.cobeem.com.br/cobeem2013