Eleitos em agosto, os novos conselheiros do Cremego (Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás) foram empossados no dia 1º de outubro para um mandato de cinco anos. Na mesma data, também tomou posse a diretoria que estará à frente do Conselho até 31 de maio de 2015 e tem na presidência o cardiologista Erso Guimarães.
A solenidade de posse aconteceu no auditório do Cremego na presença de convidados, entre eles, conselheiros, médicos e autoridades da área da saúde, como o secretário Estadual de Saúde, Antonio Faleiros, e o secretário de Saúde de Goiânia, Fernando Machado; e representantes de entidades médicas, como os presidentes da Associação Médica de Goiás (AMG), Rui Gilberto Ferreira, e do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), Rafael Cardoso Martinez.
O ex-presidente Salomão Rodrigues despediu-se do cargo fazendo um balanço da gestão 2008/2013. Ele destacou que, ao longo destes cinco anos, o Conselho passou por uma reestruturação física e administrativa, o que contribuiu muito para o fortalecimento da imagem da instituição e a boa representatividade da classe médica.
Salomão Rodrigues citou o trabalho desenvolvido pelo Conselho em defesa da ética, da classe médica e da melhoria da qualidade da assistência à saúde prestada à população. O Cremego, enumerou o ex-presidente, atuou de forma preventiva, educativa, fiscalizadora e judicante, sempre buscando garantir o exercício da ética médica, assegurar condições dignas de trabalho e de remuneração aos médicos e uma assistência de qualidade à população.
O ex-presidente, que também foi empossado como conselheiro da gestão que se inicia, agradeceu o apoio da classe médica, da AMG, do Simego e das entidades médicas nacionais, que atuaram e vêm atuando ao lado do Cremego.
Ele lembrou os momentos críticos enfrentados pela classe médica e agravados recentemente com os vetos da presidência da República ao Ato Médico e com a implantação do programa Mais Médicos. “Não devemos tomar essas medidas como derrotas, mas como um aprendizado e um incentivo para continuarmos defendendo o direito de exercermos a medicina com ética e qualidade e de prestarmos uma assistência digna aos brasileiros que confiam nos médicos”, disse Salomão Rodrigues, reforçando oapelo feito à classe médica para que intensifique sua atuação política.
Presidente agradece apoio e conclama médicos a participarem do Cremego
Falando em nome da nova diretoria, o presidente empossado Erso Guimarães agradeceu o apoio dos médicos na eleição dos conselheiros desta gestão; o trabalho dos ex-conselheiros, diretores e do ex-presidente Salomão Rodrigues e também a atuação das entidades médicas que se uniram ao Cremego em defesa da classe médica.
O novo presidente afirmou que vai dar sequência ao trabalho iniciado na gestão passada, atuando em defesa da ética médica, da classe médica, da prevenção de conflitos, da educação médica continuada e do direito da população à saúde de qualidade.
“Não vamos medir esforços neste trabalho”, disse Erso Guimarães. Ele ressaltou que os conselheiros não trabalham sozinhos e pediu o apoio e a participação da classe médica nesta luta, atuando junto ao Cremego.
Erso Guimarães é médico cardiologista, formado pela Universidade Federal de Goiás em 1976. Ele tem 61 anos de idade e é conselheiro do Cremego desde 1988. Na gestão 1998/2003, foi vice-presidente do Conselho, tendo assumido a presidência em 2001.
Confira a composição da nova diretoria
Presidente: Dr. Erso Guimarães
1º Vice-Presidente: Dr. Aldair Novato Silva
2º Vice-Presidente: Dr. Leonardo Mariano Reis
1º Secretário: Dr. Fernando Pacéli Neves de Siqueira
2º Secretário: Dr. Flávio Cavarsan
1º Tesoureiro: Dr. Rômulo Sales de Andrade
2º Tesoureiro: Dr. Elias Hanna
Corregedor de Sindicâncias: Dr. Evandélio Alpino Morato
Corregedor de Processos: Dr. Carlos Alberto Ximenes
Diretor de Fiscalização: Dr. Robson Paixão de Azevedo
Diretor Científico: Dr. Onofre Alves Neto