Nesta quinta-feira, 13/09, às 20h00, a Merck Serono – divisão farmacêutica de produtos biotecnológicos da alemã Merck – realiza o terceiro Web Meeting sobre Esclerose Múltipla. O Neurologista Dr. Fernando Faria Andrade Figueira, Chefe do Serviço de Neurologia do Hospital da Penitência, no Rio de Janeiro, e a enfermeira Renata dos Santos Lima, especialista em Neurologia e atuante no atendimento de pacientes com EM, vão conduzir a palestra online sobre “Otimização na resposta Terapêutica em Esclerose Múltipla“.

A iniciativa integra o Programa de Educação Médica Continuada em Esclerose Múltipla, realizado pela Merck Serono e destinado ao setor de saúde. Os interessados poderão se cadastrar gratuitamente através do site http://esclerosemultipla.webmeeting.com.br/ e acompanhar a agenda de palestras e cursos. Neste espaço serão debatidos os principais avanços científicos relacionados à esclerose múltipla – doença crônica e autoimune que afeta o sistema nervoso central e acomete, no Brasil, aproximadamente 30 mil pacientes entre 20 e 40 anos.

A palestra vai discutir essencialmente a otimização do tratamento através do diagnóstico precoce e o impacto que isso produz no decorrer da evolução terapêutica. Também será abordada a adesão ao tratamento – que é de longa duração –, principais efeitos colaterais e as recompensas no tratamento conduzido corretamente, com comprometimento do paciente. “Uma das falhas terapêuticas é o paciente não perceber o benefício do tratamento, já que dados comprovam que esses resultados aparecem a partir de um ano“, explica Dr. Figueira.

Participação interativa

Ao fazer o cadastro para acompanhar o evento, o participante deverá preencher todos os dados solicitados no site. Com a finalização do cadastro, este deverá inserir o login e senha cadastrados para acessar à palestra, que terá duração de 1 hora. Os médicos e profissionais de saúde poderão interagir via chat, enviando perguntas e esclarecendo dúvidas.

O web meeting tem capacidade para conectar milhares de usuários simultâneos e conta com uma ferramenta de teste na própria plataforma, que traz as informações necessárias para o bom acompanhamento da palestra. Mais informações no link: https://webmeeting.com.br/v3/teste.html

Tome nota

Web Meeting “Otimizando a Resposta Terapêutica em Esclerose Múltipla”

Data: 13/09/2012 (quinta-feira)

Horário: às 20h00

Informações e cadastro gratuito: http://esclerosemultipla.webmeeting.com.br/

** Evento de cunho educativo destinado a profissionais de saúde / público médico

Sobre a Esclerose Múltipla (EM)

A Esclerose Múltipla é uma doença desmielinizante, autoimune, que afeta o sistema nervoso central e, desencadeada pela combinação de fatores genéticos e ambientais, compromete a bainha de mielina – camada composta de lipídios que envolve os neurônios. Como consequência, causa lesões motoras, sensitivas e/ou cognitivas. A bainha de mielina funciona como uma proteção aos axônios – prolongamento dos neurônios – por onde são transportados os impulsos elétricos que permitem os movimentos e as sensações de temperatura, tato, olfato, etc. Sem a bainha de mielina, os axônios ficam como ‘fios desencapados’, prejudicando a transmissão desses impulsos à regiões afetadas. Por seus sintomas serem remitentes recorrentes, o diagnóstico da doença é o principal desafio para minimizar os impactos na qualidade de vida dos pacientes, que geralmente são adultos jovens em fase produtiva. A doença acomente 15 pacientes em cada 100 mil habitantes no Brasil, especialmente mulheres.

A Merck

A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.

Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. A receita total do grupo em 2011 cresceu 11%, ultrapassando os € 10 bilhões. No quarto trimestre de 2011, com um total de € 2.6 bilhões da receita, obteve crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2010.

A Merck atua no Brasil desde 1923 e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do país, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.

A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono – de medicamentos de prescrição e Genéricos – e Produtos de Consumo (Consumer HealthCare). Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.

A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.