O dr. Carlos Del Roy, coordenador da ginecologia do Hospital Sepaco, foi o convidado especial da Rádio Gazeta AM para falar sobre menopausa no programa “Bom Dia Gazeta”. Na ocasião, o especialista explicou aos ouvintes quais os sintomas iniciais deste fenômeno e a importância da terapia hormonal para o público feminino.

A mulher já nasce com um período de ovulação que varia de 30 anos a 35 anos e, a partir daí, começa uma nova fase da vida. Normalmente, os primeiros sintomas da menopausa são os constantes calores e a mudança brusca do humor. “Estamos em uma época de valorizar a sintomatologia para fechar um diagnóstico completo, por isso, essas variações que as pacientes reclamam são caracterizadas como sinais de que já está acontecendo uma mudança no conceito hormonal e a chegada da menopausa”, comenta.

Segundo o dr. Del Roy, hoje, o principal tratamento é a terapia hormonal. O indicado é que, a partir dos primeiros sintomas, a mulher procure ajuda médica para realizar alguns exames e, com a avaliação do profissional em conjunto com a paciente, seja escolhido o melhor tratamento. “Existem muitos mitos com relação ao uso de hormônios e apenas o ginecologista especialista poderá esclarecer todas as dúvidas”.

Para finalizar a entrevista, o doutor explicou que há outros tratamentos alternativos como, por exemplo, a utilização de soja e medicações que tratam os sintomas, mas nada é tão efetivo como a terapia hormonal. “A dica é ter hábitos saudáveis, uma boa alimentação e praticar exercícios físicos para ganhar energia e não aumentar o peso. Com essas ações, é possível ter um bom sono e, consequentemente, uma qualidade de vida plena”, afirma.