Médicos brasileiros especialistas em câncer de cabeça e pescoço viajam à Grécia a nesta semana para participar do 4º Congresso Mundial da Academia Internacional de Oncologia Oral, evento que acontece entre os dias 15 e 18 de maio. O desafio é criar um guideline (espécie de protocolo de conduta) para o tratamento de uma das vertentes mais preocupantes da doença: o câncer na cavidade oral.
Números do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam 9.990 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.180 em mulheres, para o Brasil, no ano de 2012. Esses valores correspondem a um risco estimado de 10 casos novos a cada 100 mil homens e 4 a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores da pele não melanoma, o câncer da cavidade oral em homens é o quarto mais frequente na região Nordeste (6/100 mil).
A participação brasileira no evento internacional, idealizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, será no dia 16 de maio, com a presença de cirurgiões e clínicos especializados de varias regiões do Pais. Médico Oncologista Clinico do Hospital AC Camargo, o Dr. Thiago Bueno de Oliveira – que integrará a equipe de especialistas – observa no evento a oportunidade para agregar conhecimento no combate doença a partir de técnicas desenvolvidas em outros países.
“No congresso haverá uma discussão com os maiores especialistas mundiais em câncer de cabeça e pescoço. Queremos trazer uma padronização e uniformização de condutas de tratamento para os nossos pacientes. Desta forma, podemos melhorar os resultados e reduzir a durabilidade do câncer de cavidade oral”, explica.
Incidência mundial
A mais recente estimativa mundial (de 2008) indica aproximadamente 264 mil casos novos e 128 mil óbitos para aquele ano. As mais altas taxas de incidência foram observadas em populações da Melanésia, centro-sul Asiático, Europa Oriental e Central, África e América Central.
Sobre a Merck
A Merck é a mais antiga indústria farmacêutica e química do mundo. A companhia une essa tradição com a busca constante por inovações nos segmentos em que atua. Com forte presença global, a Merck, fundada na Alemanha há mais de 340 anos, hoje está presente em 67 países e distribui seus produtos em mais de 150. A empresa possui visão de longo prazo e prioriza a pesquisa e o desenvolvimento de inovações nas indústrias farmacêutica e química.
Desde 1995, a empresa possui cerca de 30% do seu capital total cotado na Frankfurt Stock Exchange. Os demais 70% pertencem à família Merck, descendente do fundador. Atualmente, a empresa conta com cerca de 40 mil colaboradores distribuídos por 67 países. Em 2012, o lucro total cresceu 8,7% para €11,2 bilhões, e o faturamento aumentou 8,4% para €10,741 bilhões, refletindo crescimento orgânico de 4,5% em relação a 2011.
A Merck atua no Brasil desde 1923 – há 90 anos – e é uma das dez maiores indústrias farmacêuticas do País, de acordo com o IMS Health. Sua sede é no Rio de Janeiro, onde fica também a fábrica de medicamentos. A área Química está localizada na capital paulista e conta com uma planta em Barueri e um depósito em Cotia, na Grande São Paulo. No Brasil, a empresa tem cerca de 1.100 funcionários.
A Merck trabalha em duas frentes, farmacêutica e química, e busca o equilíbrio nesses negócios. A área farmacêutica é composta pelas divisões Merck Serono – de medicamentos de prescrição e Genéricos – e Produtos de Consumo (Consumer HealthCare). Já a Química compreende as divisões Merck Millipore, com portfólio completo de soluções para análises em laboratórios de pesquisa ou controle de qualidade em indústrias ou instituições de saúde; e Performance Materials, com pigmentos industriais, ativos e pigmentos cosméticos oferecidos para diversos segmentos, como o de cosméticos, automotivo e de tintas especiais.
A Merck conta com um Programa de Responsabilidade Social Corporativa que tem como princípio o compromisso com os funcionários, com a sociedade e com o meio ambiente. O objetivo é contribuir tanto com a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários – através de uma série de iniciativas e programas específicos – como proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência e crianças e jovens em risco social. Dessa forma, a Merck colabora a partir do apoio a projetos e ações que valorizam a cultura e a cidadania.