Mais de 140 especialistas brasileiros e estrangeiros participarão da 15ª edição do congresso anual da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que acontece de 1º a 5 de outubro, em Brasília. Dentre os convidados do exterior, já estão confirmados pesquisadores como Michel Gagner (Canadá), Italo Braghetto e Alex Escalona (Chile), Josel Vidal (Espanha), Carel Le Roux (Reino Unido), Oscar Brasesco (Argentina) e os americanos David Arterburn, Keith Kim, Alfons Pomp, David Cummings, Francesco Rubino, Cynthia Buffington e Natan Zundel.
Uma das atrações será o norte-americano Kelvin Higa, considerado um dos maiores cirurgiões bariátricos do mundo, que volta ao Brasil depois de longos anos. Professor da University of Southern California, Dr. Higa coleciona muitas premiações por seu trabalho acadêmico e científico sobre desordens metabólicas, obesidade e doenças associadas. No congresso, o especialista fará palestra sobre os aspectos técnicos para se obter bons resultados em cirurgia bariátrica e metabólica. O cirurgião também falará sobre tratamento de reganho de peso e como proceder nos casos de úlcera marginal, estenose (estreitamento) e hiato esofágico.
O maior evento do país nessa área médica debaterá as mais recentes evidências científicas sobre assuntos que interessam tanto aos cirurgiões gerais e do aparelho digestivo quanto à gama de profissionais envolvidos no atendimento aos pacientes portadores de obesidade, diabetes e outras doenças crônicas relacionadas ao excesso de peso. Endocrinologistas, nutricionistas, nutrólogos, dentistas, cardiologistas, otorrinolaringologistas, psicólogos, psiquiatras, educadores físicos, cirurgiões plásticos e outros especialistas terão amplo espaço na programação científica, que inclui mesas-redondas, cursos, simpósios, conferências, entre outras atividades.
Novidades do congresso
“Vamos aprofundar temas que hoje desafiam nosso campo profissional, a exemplo de cirurgia metabólica, terapias endoscópicas, reganho de peso, videolaparoscopia, acompanhamento multidisciplinar, serviço da rede pública e complicações. Esperamos que o evento se consolide no calendário das especialidades que fazem parte dessa atenção ao paciente bariátrico e metabólico, pois o sucesso desse tratamento depende fundamentalmente de uma atuação multidisciplinar conjunta, atualizada e bem treinada”, destaca Almino Ramos, presidente da SBCBM.
“Uma novidade dessa edição é que, no primeiro dia, o congressista poderá participar de dois simpósios de especialização. As temáticas escolhidas são gastrectomia vertical, cirurgia metabólica, controvérsias em nutrição em cirurgia bariátrica e metabólica, bypass gástrico, cirurgia revisional e atualidades de psicologia/psiquiatria no tratamento cirúrgico de obesidade e diabetes”, informa Carlos Aurélio Schiavon, presidente da Comissão Científica do congresso.
Para o cirurgião Orlando Faria, presidente da Comissão Organizadora Local, a realização do evento no Distrito Federal fortalecerá o relacionamento institucional da SBCBM. “A escolha de Brasília traz uma excelente oportunidade para a Sociedade Bariátrica estreitar relações com outras entidades de saúde e governo. O debate sobre as políticas do SUS vai aproximar ainda o Ministério da Saúde e os especialistas da nossa entidade. Além disso, o centro internacional de convenções da capital federal oferece recursos de última geração para a realização de um evento médico do porte do nosso”, avalia Dr. Faria, que também preside o Capítulo Regional da SBCBM em Brasília.
Outro destaque da programação científica será o simpósio para discutir os rumos da cirurgia metabólica com enfoque no controle de diabetes, síndrome metabólica e doenças associadas. A iniciativa da SBCBM terá pela primeira vez a parceria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).