O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica (INCiTO), liderado pela Fundação Antônio Prudente/Hospital A.C.Camargo, organiza no dia 19 de abril, às 8h30, um Encontro entre mais de vinte INCTs de todos os cantos do pais. Os INCTs são os grupos de pesquisa do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, lançado em 2008 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a proposta de promover avanço das pesquisas em áreas como saúde, biotecnologia, nanotecnologia, energia, meio ambiente, células-tronco, fisiologia e inúmeras outras. As agências de fomento estaduais também são inseridas neste contexto sendo, no caso paulista, a atuação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que financia 50% dos recursos destinados aos institutos sediados em São Paulo.

O evento segue a filosofia do programa, que é a de mobilizar e agregar, de forma articulada com atuação em redes, os grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País. “Será uma nova oportunidade para os diferentes grupos, de diferentes áreas do conhecimento, poderem estabelecer parâmetros para novas parcerias, possibilitando que os projetos dos diferentes INCTs possam ´conversar´ um com o outro”, destaca o coordenador do INCiTO, o cirurgião oncologista Luiz Paulo Kowalski, que é também o diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do Hospital A.C.Camargo

HEREDITARIEDADE EM CÂNCER – Um dos enfoques do INCiTO está no projeto Câncer Hereditário e Agregação Familiar – Perfis Clínicos e Moleculares de Pacientes Brasileiros e seus Parentes com alto risco de câncer – que consiste em avaliar os marcadores tumorais em pacientes com câncer de intestino e reto, melanoma, mama, próstata e de cabeça e pescoço e, desta forma, identificar quais são os fatores que estão por trás das metástase destes tumores e, com isso, apontar marcadores bioquímicos de diagnóstico e prognóstico para possíveis novas drogas para combater a doença.

Dentre os resultados já obtidos pelo INCiTO/Hospital A.C.Camargo destaca-se a demonstração de que a mutação R337H do gene TP53 é comum na população brasileira, com prevalência de 1 a cada 300 indivíduos no sul e sudeste do país. Neste trabalho, liderado pela diretora de Oncogenética do A.C.Camargo, Maria Isabel Achatz, identificou-se o efeito fundador da síndrome made in Brazil, que é significativamente diferente da Síndrome de Li-Fraumeni convencional. Sabe-se que ela é associada a diferentes tipos de câncer, dentre eles aproximadamente 10% dos casos de câncer de mama em mulheres jovens (pré-menopausa) e tumores pediátricos no sul do Brasil.

BIOLOGIA TUMORAL – Novamente em cena o gene TP53, que é alvo de estudo de mutações germinativas que visam investigar o potencial destas células em tornar os tumores mais agressivos e resistentes à quimioterapia em câncer de mama. Outro foco é o rastreamento global de mutações em 20 diferentes tipos de câncer de cabeça e pescoço em jovens por sequenciamento do exoma. Também estão em andamento estudos que envolvem modelos animais e também avaliação do papel de proteínas como a Príon e seu ligante Sti1/Hop.

CABEÇA E PESCOÇO – Com a proposta de observar o papel do HPV na carcinogênese de tumores de Cabeça e Pescoço, o grupo liderado por Kowalski comparou 47 amostras de tumores de pacientes com menos de 40 anos e 67 amostras de pacientes com mais de 50 anos. Entre os mais velhos, o índice de infecção pelo HPV foi de 8%. Por sua vez, entre os mais jovens, prevalência é de 32%. “Isso é bem alto”, afirma Kowalski. Os resultados, publicados no International Journal of Cancer, apontam para um grande número de casos em pessoas jovens que nunca fumaram ou beberam. A doença, para a maioria deles, está associada à infecção pelo HPV. “Esta mudança no perfil dos afetados por esse tipo de câncer tem grandes implicações nos programas de prevenção, detecção precoce e também no tratamento da doença”, destaca o oncologista. O artigo, disponível em http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ijc.26185/abstract, mostra também que nos dois grupos o estágio da doença era parecido, a localização do tumor era semelhante e, ainda assim, os pacientes jovens HPV positivos tinham taxa de sobrevida melhores que os demais.

TESTES DISPONÍVEIS – Uma importante contribuição do INCiTO é a disponibilidade de testes feitos a partir de técnicas de sequenciamento para a identificação de mutações em genes que apontam maior predisposição para desenvolvimento de câncer. Dentre estes genes estão BRCA 1 e 2, CHEK 2, TP53, MLH1, MSH2, MSH6, CDKNWA, APC, KRAS, EGFR E BRAF, além de análise do papel das proteínas na prática diagnóstica como a proteína claudina 7.

PARCEIROS – O INCiTO reúne alguns parceiros, dentre eles o M.D.Anderson Cancer Center, da Universidade doTexas. A meta é identificar – junto a aproximadamente 100 pacientes recrutados – os preditores moleculares de resposta à quimioterapia neodjuvante em câncer de reto. Já o Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (IPEN) é parceiro da Medicina Nuclear do Hospital A.C.Camargo em estudo que visa o desenvolvimento de um novo radiofarmaco – o 18 F-FAS – para uso no PET-CT em lugar do atual FDG.

SERVIÇO

Encontro Nacional de INCTs

Realização: Fundação Antônio Prudente/Hospital A.C.Camargo

Quando: 19 de abril de 2013 das 8h30 às 17h30 horas

Local: Auditório Senador José Ermírio de Moraes, no Hospital A.C.Camargo

Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo – SP

Informações: www.accamargo.org.br

Cobertura de imprensa: [email protected]

Sobre o Hospital A.C.Camargo – Instituição privada sem fins lucrativos criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos três maiores centros mundiais de tratamento, ensino e pesquisa em câncer. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades.

A cada ano atende cerca de 15 mil novos pacientes de diversas partes do país e exterior. Seu corpo clínico é composto por uma equipe de mais de 500 especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados nos maiores centros oncológicos do mundo.

Em 2012, o Hospital A.C.Camargo conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA). No mesmo ano também conquistou alguns reconhecimentos importantes: foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo quarto ano consecutivo. Pelo Anuário 360º Época Negócios foi a melhor empresa do Brasil no setor de Saúde. Pelo Anuário Valor 1000 figurou como a 1ª. no ranking de serviços médicos e foi eleito pela quarta vez

uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame.

Acompanhe o Hospital A.C.Camargo nas Mídias Sociais

Facebook: http://www.facebook.com/HospitalACCamargo

Youtube: http://www.youtube.com/accamargovideos

Flickr: http://www.flickr.com/accamargo

Twitter: @haccamargo

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA – Hospital A.C.Camargo:

Comunique Assessoria de Comunicação

Moura Leite Netto – Mtb 44.949 – [email protected]

Fone: 55 (11) 3812-2780 / 99733-5588 (vivo) e 98469-0088 (tim)