Acolhimento, privacidade e a certeza do atendimento exclusivo e diagnóstico de qualidade inquestionável. Com estas premissas, o Alta Excelência Diagnóstica, laboratório voltado para o segmento Premium, acaba de disponibilizar o exame de cápsula endoscópica, procedimento voltado para a avaliação do intestino sem necessidade de sedação.
“No caso da cápsula de cólon, alguns pacientes se sentem constrangidos em fazer a colonoscopia. Neste caso, eles podem optar pela cápsula endoscópica, por garantir mais conforto”, afirma o renomado Prof. Dr. Eduardo Guimarães Hourneaux de Moura, responsável pelo exame no Alta Excelência Diagnóstica.
Outro método concorrente e complementar em algumas situações é a enteroscopia, que necessita de sedação e até mesmo de anestesia geral. No entanto, este exame quase sempre (95% dos casos) não consegue alcançar a parte distal do intestino delgado, ao contrário da cápsula.
“Trata-se de uma técnica onde o paciente ingere uma cápsula que, por meio da motricidade, alcança os segmentos distais do intestino. Esta cápsula funciona com uma câmera, captando e gravando imagens de todo o órgão”, afirma Dr. Moura.
Conforme explica o especialista, a cápsula de esôfago é capaz de capturar 16 imagens por segundo; já a do intestino delgado capta seis imagens por segundo e a de cólon, 35. “São selecionadas as imagens mais representativas e o próprio sistema elimina as repetições”, explica Dr. Moura. O exame é indicado para detecção de más-formações vasculares, tumores benignos, tumores malignos e processos inflamatórios.
“O desenvolvimento tecnológico têm quebrado barreiras e criado novas opções de exames, garantindo menor risco ao paciente, mais conforto e aumento na qualidade da análise. A cápsula endoscópica é um exemplo disso”, revela Dr. Moura.
Além da tecnologia de última geração, o Alta Excelência Diagnóstica oferece total privacidade para a realização do exame, em um ambiente acolhedor e com total apoio da equipe médica.