Decisão oferece uma nova opção para os pacientes e vai transformar a abordagem do tratamento de câncer colorretal metastático
A Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora de medicamentos nos Estados Unidos, aprovou a indicação de Avastin® (bevacizumabe) no tratamento de pacientes com câncer colorretal metastático (CCRm), em combinação com quimioterapia após a progressão da doença.
O câncer colorretal é a terceira doença mais incidentente em homens e segunda em mulheres, representando mais de 10% de todos os tipos de canceres diagnosticados por ano. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a incidência estimada para 2012, em homens foi de 14.180 casos novos e 15.960 em mulheres.
A nova indicação vai permitir que as pessoas com CCRm que receberam Avastin® mais quimioterapia, na primeira linha de tratamento, possam continuar a receber o medicamento, acompanhado de quimioterapia de segunda linha, após a progressão da doença.
A aprovação foi baseada nos resultados positivos do estudo fase III, ML18147, que demonstou que a manutenção de Avastin associado a quimioterapia de segunda linha, após a progressão da doença, oferece benefícios clínicos em pacientes com CCRm, em termos de aumento de sobrevida. A redução do risco de morte foi de 19% nos pacientes que utilizaram Avastin além da progresão da doença. A sobrevida global mediana desde a primeira linha foi de 23,9 meses nos pacientes que mantiveram Avastin® associado a quimioterapia de segunda linha e 22,5 meses naqueles que utilizaram somente quimioterapia. A redução do risco de progressão da doença ou morte foi de 32% no grupo que continuou com Avastin® além da progressão da doença.