Curitiba, 09/11/2012 – Foi oficializada no último dia 5 de novembro, na sede da Faculdade Inspirar, em Curitiba, a criação da Associação Brasileira de Fisioterapia Hospitalar, Abrafho, que passa a representar os profissionais de fisioterapia que atuam em equipes multidisciplinares de hospitais privados e da rede pública em todo o país. Além de promover maior aproximação entre a categoria através de discussões, congressos e palestras, a entidade tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e salários dos profissionais e garantir a regulamentação da atividade no país.

“Em 1996, quando passei a integrar a equipe de um hospital em Curitiba, percebi que a maioria dos fisioterapeutas que atuavam em hospitais era especializada em Fisioterapia Cardiorrespiratória e faltava conhecimento para administrar certas situações, como casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), próteses, entre outros”, adianta o fisioterapeuta Esperidião Elias Aquim, presidente da Faculdade Inspirar e que passa a presidir a Abrafho. “Resolvi, então, desenvolver uma especialidade que reunisse todos os conhecimentos necessários para atuar dentro dos hospitais, a Fisioterapia Hospitalar”, finaliza.

Agora, a categoria busca o reconhecimento da especialidade pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), sendo este o primeiro desafio da Abrafho, que também pretende representar a categoria por melhores condições de trabalho e salários. “Atualmente, os fisioterapeutas hospitalares não têm representatividade para negociar com os hospitais e com as operadoras de planos de saúde, já que os custos com esta atividade representam menos de 1% das despesas de um hospital”, afirma o presidente da Abrafho.

A Abrafho surge a partir da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Hospitalar, um movimento até então informal criado em 2011 que reúne aproximadamente 10 mil profissionais de todo o país através de redes sociais.

Para o criador da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Hospitalar, Fabrício Lopes Conduta, “estudos comprovam que o trabalho do fisioterapeuta pode diminuir o tempo de internamento, reduzindo os custos hospitalares, além de promover a qualidade de vida dos pacientes internados por meio de exercícios e orientações específicos, por isso a categoria precisa e merece ser valorizada”, defendeu.

A sede da Abrafho será em Curitiba e a entidade já conta com representantes de diversas regiões do país em sua mesa diretora, que foi eleita para um mandato inicial de dois anos, quando será eleita uma nova mesa. Está em planejamento, também, o primeiro Congresso Nacional de Fisioterapia Hospitalar, que deverá ser realizado em 2014.

Primeira mesa diretora da Abrafho:

Presidente: Dr. Esperidião Elias Aqui – PR

Vice Presidente: Dr. Alexandre Doval – RS

Diretoria Financeira Geral: Dr. Fabricio Conduta – PR

Diretoria Científica: Dra. Marta Damasceno – SP

Diretoria Administrativa Geral: Dra. Samira Said Lançoni – PR

Secretaria Geral: Dra. Sabrina Donatti Ferreira Ambiel – PR

Conselho Fiscal

Dr. Marcelo Zager – MG

Dra. Márcia Andréa Fernandes – SC

Dr. Francisco Sens Júnior – PR

Conselho Fiscal – Suplentes

Dra. Ana Paula Rodrigues – PR

Dr. Manoel Cerqueira Neto – SE

Dr. Antonio Carlos M. Duarte – BA