Distúrbios uroginecológicos, como incontinência urinária e o prolapso genital, atingem 40% das mulheres

No próximo dia 27/11, terça-feira, os médicos Flavio Condé e Samantha Condé, conferencistas da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, ministram a palestra gratuita Novos conceitos em incontinência urinária feminina e prolapso genital, às 10h, no auditório do Laboratório Sérgio Franco / CDPI, no Leblon. O encontro é direcionado a médicos e acadêmicos de medicina.

A incontinência urinária (perda involuntária da urina) gera um problema social e higiênico para a pessoa e altera dramaticamente a vida das mulheres de forma que limita a exercer e realizar suas atividades habituais diminuindo sua qualidade de vida. Ela atinge mulheres de diferentes idades, porém acima dos 65 anos o problema torna-se mais comum e deve ser investigado fatores como fraqueza da parede vaginal, trabalho de parto, cirurgias, obesidade e doenças neurológicas. O tratamento da incontinência é baseado após avaliação minuciosa da queixa da paciente, assim como o exame físico, podendo ser complementado e documentado através do estudo urodinâmico. É essencial, após esta avaliação, para definição do tratamento que poderá ser tratado clinicamente, com orientação de mudanças de comportamento, fisioterapia, medicamentos ou através de cirurgia (coloca-se uma tela suburetral ou slings-cirurgia minimamente invasiva) e consiste na colocação de uma faixa para dar suporte a uretra e possibilita a mulher uma rápida recuperação e retorno as suas atividades habituais.

Já o prolapso vaginal (queda da bexiga, útero, cúpula vaginal e reto) aumenta com o avanço da idade, menopausa, paridade e até raça branca é mais comum. As queixas de sentir ‘algo descendo’ ou bola na vagina e pressão na mesma, assim como alterações do jato urinário, esforço para urinar e infecções urinárias de repetição podem co-existir e alterações defecatórias (constipação) sendo muitas vezes relatado o auxílio digital para ambos os casos. Geralmente a correção do prolapso é cirúrgica existindo várias técnicas sendo avaliada novas técnicas para correção do defeito do prolapso, possibilitando melhora dos sintomas com menor índice de recidivas.

SERVIÇO

Palestra ‘Novos conceitos em incontinência urinária feminina e prolapso genital’

Data: 27 de novembro

Horário: 10h

Local: Rua Ataulfo de Paiva, 669 – Leblon. Auditório do Laboratório Sérgio Franco / CDPI