A Fluid Air, uma das principais companhias especializadas em doseamento sólido e software de controle de processo e pertencente a Spraying Systems Co., traz ao mercado cinco dicas voltadas às indústrias farmacêuticas para ajudar na escolha de sistemas de leito fluidizado.
Comprar um novo sistema de leito fluidizado não é fácil. Eles são caros, complexos e exigem muita consideração e pesquisa cuidadosas antes da compra. Encomendar uma máquina que não seja capaz de atender às suas necessidades de processo, pode acabar custando muito mais do que o previsto, e nenhum sistema disponível conseguirá, sozinho, atender às necessidades de todos. Então, por onde você deve começar?
1. Determine suas metas de processamento de curto e longo prazo.
O que você espera obter de um novo sistema? Há uma grande quantidade de opções à disposição, mas saber exatamente o que você quer certamente limitará um pouco a procura. Examine com calma quais funções e recursos são absolutamente necessários para o seu processo neste momento, e comece por aí.
Considerando os custos envolvidos, é muito provável que se passem muitos anos até que a sua empresa possa, mais uma vez, justificar o custo de um novo sistema. Tenha em mente que as metas dos seus negócios ou das suas pesquisas atuais podem mudar inesperadamente no futuro. Decida quais são seus objetivos de longo prazo e faça os investimentos de acordo com eles.
2. Decida se um novo sistema é ideal para você.
Embora a ideia de um sistema novo possa ser atraente, em muitos casos ele pode não ser necessário. Quem estiver pensando em comprar uma nova máquina para substituir um sistema mais antigo de leito fluidizado não deve negligenciar a gama de alternativas econômicas à disposição. Adaptar um sistema existente para que ele tenha uma nova função, substituir componentes desgastados ou atualizar tecnologias ultrapassadas podem bastar para que uma máquina antiga pareça ser nova.
3. Escolha sistemas versáteis capazes de se adaptar a várias aplicações.
Alguns sistemas de leito fluidizado oferecem várias funções, como secagem, granulação Top Spray e revestimento tipo Wurster, em um único sistema. Mesmo que você não precise dessas funções no momento, isso evitará, no longo prazo, que você gaste um dinheiro considerável na compra de uma segunda ou terceira máquina para executar mais aplicações.
4. Procure características especiais destinadas a acelerar o seu processo.
Câmaras de expansão cônicas
O formato cônico pode reduzir em até 50% a velocidade do ar na câmara de filtragem. Isso mantém as partículas finas em suspensão abaixo dos bicos de pulverização, reduzindo o tempo necessário para a granulação do leito fluidizado.
Sistemas de agitação
Localizados no fundo do recipiente, os sistemas de agitação giram pelo material no leito do recipiente para eliminar “pontos mortos” e assegurar uma fluidização apropriada. Isso evita que o operador tenha de desligar o processo para mexer ou raspar manualmente o fundo do leito do recipiente.
Tubulação de distribuição de líquidos
Tubos redondos, tipo “candelabro”, de distribuição de líquidos, instalados sob o recipiente, permitem que a granulação seja ajustada sem que o processo seja interrompido. Cuidadosamente posicionados para assegurar uma distribuição uniforme da solução de aglutinante, os bicos aspersores superiores de granulação da tubulação apontam para baixo em direção à superfície do leito, Top Spray, permitindo que os usuários distribuam um volume maior de solução por minuto, sem receio de umedecer excessivamente algumas áreas devido à sobreposição da pulverização.
5. Trabalhar com especialistas para ter certeza de que a sua máquina é ideal para as suas necessidades.
Poucos fabricantes têm a capacidade de desdobrar suas linhas de produtos comerciais padrão, que, muitas vezes, são projetados para executar apenas os tipos mais comuns de aplicações de processamento. Para clientes com aplicações muito especializadas ou necessidades incomuns, pode ser muito difícil encontrar a máquina certa. Procure fornecedores que estejam dispostos a modificar, reprojetar ou personalizar completamente os sistemas deles para atender às suas necessidades.
Para contato Fluid Air, no Brasil:
Mariana Frediani de Moura – Depto Técnico/Comercial
Celular: +55 11 99388-4635
Fone: +55 11 2124-9500
E-Mail: [email protected]