O Centro de Ensino e Pesquisa em Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP foi inaugurado nesta segunda-feira, 13, em São Paulo. Avaliado em R$ 1,6 milhão, o Centro de Ensino e Pesquisa em Cirurgia foi construído com recursos doados por um grupo de empresários, entre eles Joseph Safra, e pela Fundação Faculdade de Medicina (FFM), que investiu R$ 300 mil no projeto.
Antes da solenidade, o Governador José Serra fez uma palestra, no Teatro da FMUSP, a cerca de 300 professores, médicos e convidados, sobre o tema “Ações prioritárias para promover o desenvolvimento econômico e reduzir as injustiças sociais no Brasil”, a convite do Prof. Miguel Srougi, titular de Urologia da FMUSP.
A inovação do Centro é propiciar o aprendizado da cirurgia sem a presença de pacientes. Para isso, terá dois simuladores virtuais de cirurgia, importados dos EUA. Esses instrumentos funcionam de forma semelhante aos simuladores de vôos utilizados para treinamento em aviação, e permitem a realização de cirurgias virtuais criadas por programas de computadores, reproduzindo em um monitor todas as etapas de intervenções abdominais. O equipamento registra, corrige os erros cometidos e pontua o operador, de modo que, após períodos de treinamento repetido, possibilita a aquisição sólida de conhecimentos e de habilidades cirúrgicas.
Geralmente, esse treinamento é realizado nos hospitais universitários, aos quais recorrem as camadas mais humildes da população, o que tem gerado questionamentos éticos em relação à pertinência e a segurança desse processo de ensino.
Além disso, o centro contará com torres de cirurgia laparoscópica, arenas cirúrgicas completas, equipamento para realização de microcirurgias e modelos inanimados para treinamento de intervenções minimamente invasivas. O ambiente é dotado de sistemas sofisticados de transmissão de dados e de imagens que permitirão o ensino à distância e uma maior abrangência desse processo didático.
Tags