Objetivo da palestra é divulgar enfermidades pouco conhecidas, que apresentam sintomas similares aos de doenças comuns

Médicos especializados em nefrologia, dermatologia, cardiologia, genética e neurologia interessados em conhecer um pouco mais sobre doenças raras podem participar da palestra EIM (Erros Inatos do Metabolismo) e Doenças Lisossômicas Tratáveis: uma Visão Multiprofissional, ministrada pela professora Ana Maria Martins, médica da Universidade Federal Paulista (Unifesp) e responsável pelo Instituto de Genética e Erros Inatos do Metabolismo (IGEIM). O evento será realizado nesta quinta-feira (20), às 19 horas, no Golden Tulip Iate Plaza, em Fortaleza (CE).

O objetivo do curso é transmitir informações sobre as doenças, que apresentam sintomas e manifestações semelhantes aos de doenças mais frequentes, o que dificulta o diagnóstico das enfermidades raras. Os distúrbios genéticos raros causados por EIM afetam todo o organismo e podem se manifestar em qualquer faixa etária.

Conseguir diagnosticar as doenças raras é importante, porque muitas têm tratamento específico e efetivo, que muda a vida dos pacientes e seus familiares.

Segundo a Sociedade Brasileira de Genética Médica, 80% dos casos de doenças raras são hereditários. No Brasil, entre 3% e 5% da população brasileira nasce com algum tipo de problema genético.

No fim da apresentação, será aberto espaço para debate e dúvidas, e os profissionais receberão um certificado de participação.

Serviço

EIM e Doenças Lisossômicas Tratáveis: uma Visão Multiprofissional

Data: 20/9/2012

Horário: 19h

Local: Golden Tulip Iate Plaza – Sala Beira-Mar

Endereço: Av. Beira-Mar, 4.753 – Praia de Mucuripe – Fortaleza (CE)