O programa Manhã Record, da Rádio Record AM – 1000, abordou, nesta última terça-feira (30/10), os benefícios da prática da caminhada. Para explicar o tema, Francine Branco, enfermeira da Medicina Preventiva do Sepaco Autogestão, foi a convidada.
A especialista explicou que, em média, após 20 minutos de caminhada, ocorre a liberação de diversos hormônios no organismo. Entre eles, o mais conhecido é a endorfina, responsável por melhorar o humor, evitando a depressão, aumentando as defesas do organismo, trazendo mais disposição física e mental, reduzindo risco de hipertensão, diabete e colesterol, além de combater à osteoporose.
Segundo Francine, para haver resultados no exercício é preciso que ele seja feito regularmente. O indicado é caminhar de três a quatro vezes por semana, durante uma hora. “Porém, para garantir segurança ao organismo, é importante começar com a atividade física aos poucos, aumentando gradativamente a frequência e a intensidade”.
Os cuidados durante a ação também são importantes. É indicado que seja feita uma avaliação física antes de iniciar a prática de qualquer atividade. Alongamentos também são recomendados para garantir que não exista desgaste dos músculos. A especialista ainda enfatiza a atenção com a hidratação antes, durante e depois do exercício, além do uso de filtro solar para quem anda ao ar livre durante o dia.
Conheça mais sobre a Medicina Preventiva do Sepaco Autogestão
A Medicina Preventiva do Sepaco Autogestão promove palestras, cursos, atividades físicas e sociais monitoradas, que aliam informação e lazer em favor do ganho de consciência para prevenção de doenças e mudanças de hábitos para uma vida mais saudável.
Sobre o Sistema Sepaco de Saúde
O Sepaco, fundado em 1956, inicialmente para atender o setor papeleiro, transformou-se em um Sistema Integrado de Saúde, agregando hospital, operadoras de saúde e unidades.
Pioneiro no controle de infecção hospitalar no Brasil, o hospital Sepaco atualmente também atende operadoras de saúde, assim como clientes particulares.
Focado em altas complexidades, o hospital está localizado na Vila Mariana, São Paulo, e possui 233 leitos, sendo 73 de UTI (40 para adultos e 33 Neo-pediátrica), um corpo clínico com sólida formação profissional em várias especialidades, além de contar com modernos equipamentos para diagnósticos, como tomografia, hemodinâmica e uma área própria para oncologia.
Para realização de pequenas cirurgias, com alta no mesmo dia, a instituição oferece ainda o Hospital Dia Sepaco, na região do Jardim Paulista, São Paulo/SP.
Acesse: www.sepaco.org.br