Já estão sendo aceitas inscrições para a oitava edição do concurso de jornalismo da ‘InterAmerican Heart Foundation’ – IAHF, que podem ser encaminhadas até dia 15 de março pelo site www.interamericanheart.org. Serão aceitas matérias veiculadas entre julho de 2011 e fevereiro de 2013.

O nome do concurso é ‘Vital aire Vital’, o tema deste ano é ‘Tratamento da Dependência de Nicotina’ e podem ser inscritos trabalhos jornalísticos publicados em qualquer mídia, impressa, visual ou eletrônica.

O diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, Carlos Alberto Machado, lembra que como o Brasil é o País líder em resultados de campanha antitabagista, pois reduziu de 34% para 14% a prevalência de fumantes, há grande possibilidade do prêmio ser entregue a algum jornalista brasileiro.

“É consenso no mundo que o apoio da mídia é essencial para o sucesso das campanhas contra o cigarro e no Brasil as centenas de reportagens a respeito do assunto ajudaram muito a eficácia da campanha”, diz ele.

Carlos Alberto explica que o concurso tem o apoio do ‘Global Bridges Healthcare Alliance for Tobacco Dependence Treatment’, que oferece prêmio em dinheiro para cada categoria e certificados para as matérias que merecerem menção honrosa. Havendo necessidade de mais informações, pode-se passar e-mail para [email protected].