A Fundação Pró-Rim, entidade sem fins lucrativos especializada em nefrologia, completa 25 anos este mês. Neste período, números significativos formam a história da Fundação: mais 1000 transplantes que, em parceria com hospitais de Joinville, classificam a instituição entre as 10 maiores transplantadoras renais do país; atendimentos em hemodiálise chegam a 880 em nove unidades; sessões de diálise já atingem a marca de 136 mil tratamentos e quase 140 mil exames de apoio diagnóstico somente neste ano.
“Esses números acumulados pela Fundação Pró-Rim demonstram o caminho que percorremos para chegar nesses 25 anos. Ainda há muito a ser percorrido. Nossa premissa é salvar vidas”, destaca o presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho.
Neste ano, a Fundação Pró-Rim fez a aquisição de 117 máquinas de hemodiálise, que reforçam o tratamento de excelência ao paciente.
“Hemodiálise e transplante estão integrados. Máquinas de última geração e tratamento humanizado e individualizado representam maior possibilidade ao paciente de realizar o transplante e assim ter uma nova expectativa de vida”, explica Luz.
Foram 117 transplantes renais somente em 2012, no Hospital Municipal de São José, mais de 7.000 consultas no ambulatório de transplantes da instituição e até o final do ano, a fundação contabilizará 136 mil sessões de hemodiálise. O índice de sobrevida do paciente transplantado com doador vivo é de 97% até o primeiro ano, semelhante a importantes centros transplantadores mundiais.
Além disso, a Fundação Pró-Rim obteve a Acreditação de Excelência – ONA nível 3 – pela Organização Nacional de Acreditação. Dentre as 785 clínicas de hemodiálise no Brasil, a Pró-Rim é uma das cinco a obter o selo.
O índice de mortalidade em hemodiálise na Fundação é de 6,81%, enquanto que a média nacional chega a 19,9%.
Para finalizar, o presidente da Fundação destaca: “Contamos com 400 colaboradores hoje e com uma equipe multidisciplinar que, unida, com muito trabalho, respeito e ética mantém a força desta luta em prol dos pacientes renais. A disseminação dos valores e o comprometimento com a missão da instituição é uma das principais conquistas ao longo dos seus 25 anos de história”.
Para 2013, a Pró-Rim já tem suas metas definidas. Segundo dr. Marcos Vieira, diretor clínico da Fundação, a estimativa é passar de 140 mil sessões de hemodiálise, realizar 132 transplantes e chegar a 80 pacientes fazendo o tratamento de diálise peritoneal. “Queremos traçar novos objetivos e aumentar o número de transplantes para atender mais pessoas”, afirma o especialista.