A Galderma, companhia farmacêutica global dedicada à dermatologia, apresentou no último dia 12 de julho, na Casa Petra, em São Paulo, o 3º Acne Day – Atualização científica sobre a acne, evento exclusivo para médicos dermatologistas que teve como objetivo a troca de informações e atualização em tratamentos para a acne.
Entre os palestrantes, destacou-se a Dra. Linda Stein Gold, diretora de pesquisa clínica de dermatologia e chefe da divisão de dermatologia do Hospital Henry Ford, em Detroit, Estados Unidos. A especialista apresentou as vantagens da combinação do peróxido de benzoíla e adapaleno para o tratamento da acne, combinação estas, que segundo a especialista, é a mais indicada aos portadores da doença.
A médica falou ainda sobre a aderência ao medicamento pelo paciente, que muitas vezes não faz o tratamento sugerido pelo médico devido à quantidade de remédios prescritos e a dificuldade na administração. Comentou também sobre a resistência bacteriana, um problema ainda muito comum, principalmente quando produtos com antibióticos são utilizados de forma incorreta.
Outros importantes especialistas da área – principais dermatologistas brasileiros – participaram do evento como palestrantes e moderadores, sendo eles: Dra. Lia Castro, Dr. Adilson Costa, Dr. Luís Maurício Almeida, Dra. Luna Azulay, Dra. Bogdana Victória Kadunc, Presidente da Sociedade de Dermatologia, Dra. Valéria Campos e Dra. Ivonise Follador.
O Dr. Adilson Costa, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Chefe do departamento de dermatologia da PUC Campinas, apresentou palestra sobre tolerância ao tratamento da acne, apontando que mais de 50% dos pacientes que tratam da doença não aderem aos medicamentos solicitados pelo médico, principalmente devido às reações adversas das drogas. Por isso, a importância de um tratamento prático, com menos efeitos colaterais para reduzir a resistência bacteriana e apresentar eficácia clínica perceptível.
Outro tema muito debatido durante o 3º Acne Day, foi abordado pelo Dr. Luíz Maurício Almeida, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que falou sobre acne e dieta. O médico comentou sobre o papel da dieta no tratamento da acne, com a apresentação de estudos que constatam que o consumo de alimentos com baixa carga glicêmica, ômega 3 e leite integral – em vez do desnatado – favorece no tratamento da doença.
Durante o evento, ainda foram abordados temas como a fisiopatologia da acne, tratamento cirúrgico e uso dos lasers fracionados no tratamento da cicatriz da doença.
“A acne é considerada o motivo mais frequente das consultas dermatológicas. Essa doença crônica afeta cerca de 85% dos adolescentes em todo o mundo. A doença pode persistir durante a vida adulta e gera grande impacto na qualidade de vida das pessoas acometidas por essa enfermidade. Diante disto, é importante que laboratórios farmacêuticos invistam em eventos desse porte, como o Acne Day, que atraiu na sua terceira edição, dermatologistas de todo o Brasil”, ressalta a dermatologista Dra. Alessandra Nogueira, da Galderma.