O Sepaco e o Banco de Sangue Paulista lançaram este mês a campanha “Doação de sangue, um gesto de amor!”. Ela vale vidas e irá até amanhã, 30 de julho. Para explicar como funciona e quem pode se tornar um doador universal, dr. Linus P. Fascina, superintendente médico hospitalar do Sepaco, concedeu entrevista hoje para a rádio Gazeta – AM, durante o programa “Bom Dia Gazeta”.
Durante a conversa, o médico comentou que houve uma baixa expressiva nos estoques de sangue, justamente por conta de férias estudantis, chuvas, manifestações e greves recentes. “Nosso objetivo ao lançar a campanha foi o de conscientizar a população sobre a importância de doar neste período. Ao praticar este ato, o doador estará ajudando quatro pacientes, já que o sangue coletado é fracionado”.
Qualquer pessoa entre 18 anos e 65 anos, com peso acima de 50 kg, que não esteja gripado ou febril pode contribuir. Primeiramente é realizada uma entrevista médica para traçar o perfil do doador e, após a coleta de sangue, este receberá uma relação de exames para se conhecer melhor. Entre eles estão: tipagem sanguínea, pesquisa de anticorpos regulares, testes sorológicos como hepatite B e C, Doença de Chagas, HIV, sífilis e HTLV tipo 1 e 2.
“Uma pessoa pode doar até quatro vezes ao ano, o que seria perfeito para que não houvesse mais falta de sangue nas instituições”, destacou o doutor. Portanto, participe da ação. Afinal de contas, sangue é vida e a sua doação é um ato de amor.
Serviço:
Campanha “Doação de sangue, um gesto de amor!”
Dias: 29 e 30/07
Horário: das 8h às 12h
Local: Rua Vergueiro, 4.210 – Vila Mariana – SP – andar S1, ao lado do Raio-X (entrada pelo andar Térreo). Estacionamento gratuito