A empresa piauiense Infoway foi a campeã do Prêmio Nacional de Inovação, anunciado na noite desta terça-feira (23), em Brasília. Conquistando o primeiro lugar na categoria Gestão da Inovação, a empresa que desenvolve sistemas de gestão para planos de saúde, esteve entre as 36 finalistas, disputando com grandes empreendimentos do país.
Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), o Prêmio destaca as empresas que investem na inovação de produtos, processos e na gestão, além de contribuírem para o aumento da competitividade e do desenvolvimento sustentável do setor no Brasil.
A iniciativa tem o objetivo de auxiliar as empresas a identificar seus pontos fortes e oportunidades de melhorias de gestão de seus projetos inovadores e/ou do sistema de gestão da inovação. A Infoway apresentou o modelo de negócio Idea Pitch, evento que proporciona aos colaboradores a apresentação de ideias com potencial de se transformar em negócio. Se a ideia do colaborador for viável, a Infoway viabiliza a concretização da ideia financeiramente a execução do projeto. Exemplo do sucesso dessa ação é a Sertão Games, empresa de desenvolvimento de jogos idealizada por um grupo de colaboradores e, atualmente, reconhecida internacionalmente.
Para o diretor geral da Infoway, Ney Paranaguá, o resultado evidencia as ações que a empresa piauienses vem desenvolvendo ao longo de 17 anos. De acordo com ele, o prêmio coloca em evidência o Piauí nacionalmente em um ramo competitivo, onde o Estado é citado pela primeira vez. “Com essa premiação muda tudo. A Infoway ao longo de sua história sempre foi discreta focada internamente e esqueceu de dizer isso para a sociedade. A partir do prêmio, não só o Piauí, mas o Brasil, passa a nos conhecer, a conhecer o nosso produto”, afirmou. E acrescentou: “Temos 17 anos de história. Nesse tempo, a maioria das empresas já está morta. Com a Infoway está sendo diferente: chega o reconhecimento nacional como a empresa mais inovadora do país”.
Ney Paranaguá destacou ainda o projeto Idea Pitch, ação vencedora do Prêmio de Inovação, que é muito mais do que um trabalho voltado para qualidade de vida dos funcionários, reconhecimento e valorização. Para o diretor, é fruto da ação colaborativa de pessoas. “Uma empresa não tem dono, não tem chefe. Uma empresa como a Infoway tem pessoas. São as pessoas que integram a nossa equipe responsáveis por essa conquista. E isso contribui para que o Piauí se inspire e cada um possa acreditar que é possível. Mas, isso não pode ser retórica. Tem que confiar e agir”, pontuou.
Os 12 representantes dos projetos vencedores participarão de missão técnica internacional, em país de referência em inovação, e farão cursos de educação executiva em escola de negócio reconhecida internacionalmente. No caso da Infoway, os piauienses que a integram participarão de uma missão internacional nos Estados Unidos. A empresa ganhou ainda cursos de gestão para representantes a serem indicados, além de crédito pré-aprovado para participação em editais do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).