Num mercado cada vez mais competitivo, o grupo Exame comemora os resultados alcançados em 2012. A marca encerra o ano com 18 novas unidades abertas, totalizando 76 unidades no Distrito Federal e entorno. Além disso, conta com 23 unidades em Goiás e 11 no Mato Grosso. A ampliação da estrutura, somada aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, garantem ao Exame liderança no mercado do Centro-Oeste. “Somos hoje, sem dúvida, a melhor rede de laboratórios da região, não só pela estrutura, mas principalmente pela qualidade dos serviços que oferecemos”, enfatiza o diretor do grupo no Centro Oeste, Edmar Miniacci.
O principal diferencial do grupo Exame é a presença de médicos no comando dos laboratórios, o que contribuiu para o alto padrão de qualidade dos serviços. Ao todo, são 47 médicos no Centro-Oeste, entre eles, especialistas de renome, como a patologista clínica Adília Segura, que é diretora médica das marcas no Distrito Federal. “Somos a única rede de laboratórios da região fundada e comandada por médicos. Entendemos as necessidades de nossos clientes e de seus especialistas e, por isso mesmo, oferecemos o Canal do Médico, uma central de atendimento, de médico para médico, para tirar dúvidas sobre os resultados dos exames”, conta Adília. Ela ressalta, ainda, que por ser parte da DASA, a maior empresa prestadora de serviços de medicina diagnóstica da América Latina, o Exame ainda conta com o suporte de outros 2 mil médicos renomados no Brasil e no exterior.
Esse olhar científico fez com que o grupo Exame lançasse, este ano, um programa de residência médica em patologia clínica, pioneiro em laboratórios privados do Centro-Oeste, em parceria com o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O programa, que foi elogiado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, oferecerá novas vagas em 2013. “Precisamos reforçar a formação profissional na análise de exames laboratoriais. A tendência é que o curso estabeleça novos padrões para o mercado, oferecendo recursos humanos comprometidos com a excelência”, afirma ela. A rede de laboratórios também promoveu, em 2012, cinco encontros científicos no Centro-Oeste, voltados para a classe médica, com o objetivo de discutir avanços em diferentes especialidades.
Investimentos
O grupo Exame oferece à população cerca de 3 mil diferentes tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem, o maior menu de exames disponível no Centro-Oeste. Em 2012, investiu pesado em tecnologia, com a aquisição de novos equipamentos. “Queremos consolidar o conceito de centro diagnóstico, em que o cliente entra em nossa unidade e lá é capaz de realizar todos os exames que precisa, desde os mais simples até os mais complexos, com conforto, rapidez e qualidade. Para isso fizemos altos investimentos, em especial na área de diagnóstico por imagem”, informa Miniacci. No Centro-Oeste, três núcleos técnicos operacionais (NTOs) são responsáveis pelo processamento dos exames, garantindo que não haja demora na entrega dos resultados.
Com a ampliação da estrutura, também foi preciso investir em novos colaboradores. Hoje são mais de 1,1 mil pessoas atuando na região, vestindo a camisa do grupo Exame. Essas pessoas são treinadas continuamente e estimuladas a olhar individualmente para os clientes. “Nosso objetivo é fazer com que a pessoa se sinta à vontade no laboratório, independente do procedimento que tenha que fazer, por isso, prezamos muito pelo conforto das unidades, a eficiência no atendimento e, principalmente, o controle rigoroso de qualidade”, diz Adília Segura.
Por falar em atendimento personalizado, em 2012, o Programa Melhor Idade, desenvolvido pelo grupo Exame, alcançou a marca de mais de 3 mil inscritos. Por meio do programa, pessoas com 60 anos ou mais passam a contar com benefícios exclusivos, como coleta domiciliar gratuita, atendimento diferenciado nas unidades e descontos no preço dos exames.