Desospitalização. Esse foi o foco do Instituto Central do Hospital das Clínicas de São Paulo, da Faculdade de Medicina da USP, ao investir R$ 600 mil, provindos do Estado, nas novas instalações e estruturas do Hospital Dia, em funcionamento no prédio dos Ambulatórios.

A reforma foi priorizada com o objetivo de atender vários pacientes no mesmo leito ao longo do dia. O novo espaço permite aumentar cerca de 30% a capacidade de atendimento, saltando de 18 para 25 poltronas leitos. “A partir dessa otimização nós esperamos realizar 30 mil procedimentos por ano, 10 mil a mais que no ano passado e com um diferencial: mais qualidade”, conta o coordenador do Hospital Dia, Marlon Aliberti.

A unidade realiza cerca de 2,1 mil atendimentos por mês, desde medicação endovenosa e avaliação clínica até pequenos procedimentos cirúrgicos, como biopsias. De acordo com o executivo, são atendimentos realizados em pacientes encaminhados pelo setor de emergência, pelo Núcleo de Assistência Domiciliar ao Idoso e por outras unidades ambulatoriais do Instituto Central do HC.

Para um melhor atendimento, o Hospital Dia conta com cortina divisória para maior privacidade do paciente, iluminação individualizada, sala de isolamento de contato, duas recepções centralizadas e corredores independentes. Além disso, a reforma incluiu uma recepção de paciente, salas multiprofissionais, de coleta e de suprimentos, sala de utilidades, de materiais, de preparo de medicação, de biópsia e espaço para a guarda de macas  e DML.

Para 2010, o hospital vai manter o foco na desospitalização. “Queremos ampliar nossa rede de contato com o pronto-socorro, principalmente com a faixa etária idosa. Nosso país está envelhecendo e os idosos são os que mais procuram o hospital”, afirma Aliberti. A expectativa é saltar de dois para 10 leitos.

O HC também prevê para o próximo ano a ampliação de pequenos procedimentos cirúrgicos. “O foco na desospitalização é algo que tem acontecido com vários hospitais, é uma tendência na área da saúde.”

Acesse o webcast!

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.