Um novo modelo de diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares ultracomplexas, o Heart Team, foi apresentado pelo Hospital Pró-Cardíaco do Rio de Janeiro ontem durante o II Simpósio Internacional de Cardiologia realizado na capital fluminense. Promovido pela Amil, Hospital TotalCor e Pró-Cardíaco, em parceria com a Cleveland Clinic, um dos principais centros de excelência norte-americanos em cardiologia, e com o apoio da Sociedade de Cardiologia do Rio, o encontro reuniu cerca de 400 especialistas para um debate sobre as novidades em diagnóstico e tratamentos das doenças cardiovasculares.
O diretor médico do Pró-Cardíaco, Dr. Evandro Tinoco Mesquita, ressaltou um novo cenário da cardiologia contemporânea, em que o time de cardiologistas clínicos, cardiologistas intervencionistas e cirurgiões cardíacos, entre outros especialistas, deve avaliar casos complexos e emitir um parecer que possa ser utilizado pelo médico do paciente na tomada de decisão sobre a melhor forma de conduzir um diagnóstico.
“As decisões devem ser coletivas e não isoladas. É de extrema importância que o paciente seja prioridade, tenha acesso à informação do tratamento e da sua trajetória dentro de um hospital. Devemos olhar o paciente como um todo e tomar a decisão compartilhada. O Heart Team é não ter uma decisão centrada na visão dos médicos, e sim uma busca por alinhar melhor as evidências científicas para o caso com as preferências, valores e necessidades do paciente”, destaca.
O Dr. Evandro ainda ressaltou uma equação do Heart Team que se desdobra em “experiência clínica + evidência científica + definição das condições clínicas + valor paciente – conflitos de interesse = efetividade no cuidado. Com a compilação e síntese das melhores evidências científicas para a tomada de decisões em pacientes com doença arterial coronária, essas diretrizes reforçam e recomendam expressamente a adoção da abordagem multidisciplinar na tomada de decisão clínica. O Heart Team também permite uma racionalização de custos e aprimoramento da equipe de trabalho”, finaliza.