Visitas regulares ao médico podem evitar a doença que mata milhares de brasileiros por ano
No Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos e, por ano, 300 mil pessoas morrem em decorrência de doenças cardiovasculares, principalmente por causa da hipertensão – número duas vezes maior que as mortes causadas por câncer de todos os tipos, três vezes mais que aquelas que são consequência de acidentes e quatro vezes maior que as causadas por infecções, incluindo a AIDS.
Essas estatísticas são da Sociedade Brasileira de Cardiologia que, ao longo dessa semana, intensifica a campanha “Eu sou 12 por 8”, com o objetivo de conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e sobre os riscos da hipertensão. “O grande desafio da campanha é que as pessoas percebam os benefícios de ter uma pressão normal ou controlada e a gravidade da hipertensão não tratada, façam um diagnóstico precoce e não abandonem o tratamento”, informa o cardiologista do Hospital e Maternidade MadreCor, Dr. Rodrigo Penha.
No Brasil, estima-se que apenas 10%, dos cerca de 30 milhões de hipertensos existentes, façam o controle adequado da hipertensão.
Segundo o coordenador do setor de cardiologia do MadreCor, Dr. João Lucas O´Connell, muitos pacientes deixam para cuidar da saúde, quando a doença já evoluiu. “É importante realizar exames preventivos, procurar o médico periodicamente. A prevenção continua sendo o melhor remédio para evitar surpresas negativas”, pontua.
De acordo com O´Connel, o ideal é realizar um check up – também conhecido como rastreamento de doenças prevalentes. “O ideal é o indivíduo passar por uma avaliação de um cardiologista, um urologista (no caso de paciente do sexo masculino) ou ginecologista (paciente do sexo feminino) e uma nutricionista. Realizar ainda todos os exames para conseguir um diagnóstico seguro”, explica o cardiologista.
O cardiologista defende que esses exames auxiliam no diagnóstico precoce das doenças mais frequentes não só do coração, mas também de doenças vasculares, pulmões, rins, fígado, tireoide, pâncreas etc.
Segundo o médico, 95% dos problemas de saúde mais frequentes são possíveis de serem diagnosticados por meio do check up. “Além disso, orientamos as pessoas que pratiquem uma vida saudável por meio da realização de exercícios físicos regulares e de uma boa alimentação não só para evitar doenças, mas também para promover a boa saúde física e mental”, finaliza O´Connell.