A convite do Health Services Accreditation (IQG), a Home Doctor está integrando a Câmara Técnica do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente, que pretende manter o tema ‘Segurança na Assistência à Saúde’ em constante desenvolvimento nas organizações de saúde e na sociedade. Utilizando o mesmo modelo de sucesso aplicado nos Estados Unidos, Canadá e em países da Europa, esse é o primeiro programa no Brasil focado em salvar vidas e diminuir danos para o paciente.
Com a parceria, a Home Doctor irá estruturar ações voltadas para a Assistência Domiciliar. O primeiro pacote a ser desenvolvido é Prevenção de Infecção Urinária Associada a Cateter. “Este é o tipo de infecção relacionada a procedimentos mais prevalente em pacientes que recebem assistência em casa. Por isso, a relevância de desenvolvermos estratégias que envolvam toda a equipe multidisciplinar”, afirma Dr. Felipe Folco, médico responsável pelas ações desenvolvidas pela Home Doctor.
Em ambientes hospitalares, os primeiros pacotes de intervenções a serem aplicados serão: Prevenção da Pneumonia Associada a Ventilação Mecânica e Prevenção de Infecção de Corrente Sanguínea relacionada a Cateter Central.
A meta global da primeira fase do Programa é salvar 50.000 vidas e evitar 150.000 danos em um ano.