Os Hospitais Bandeirantes e Leforte dedicarão o mês de agosto ao cuidado com o coração com o lema “Quem gosta, cuida”. Com o foco nas datas do calendário do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Cardiologia, como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol (08/08), 12 por 8 – Pressão arterial ideal (12/08), Dia do Cardiologista (14/08) e Dia Nacional de Combate ao Fumo (19/08), os hospitais iluminarão suas fachadas para alertar a população sobre a importância da prevenção às doenças cardiovasculares.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 17 milhões de pessoas no mundo morrem por ano por conta de doenças do coração, que seguem sendo a primeira causa de morte em todo o planeta. Segundo o Ministério da Saúde, só no Brasil são aproximadamente 315 mil mortes. A alta frequência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares. Os principais fatores de risco são: hereditariedade, tabagismo, má alimentação, consumo excessivo de álcool, uso de drogas, hipertensão, diabetes, obesidade, fatores psicossociais, stress e sedentarismo, que trazem sérios problemas ao organismo. Atualmente, aproximadamente 40% dos brasileiros têm colesterol alto, 24% são hipertensos e 20% são fumantes, números bastante significativos independente da idade.

Alertar a população sobre esses fatores e a importância do diagnóstico e do acompanhamento médico frequente é o que motiva os hospitais a abordar o tema durante todo o mês. “A campanha conscientizará as pessoas de que essas doenças podem atingir qualquer um e em qualquer idade. No site e nas redes sociais, as pessoas contarão com uma programação especial com dicas de saúde”, explica o Coordenador do Centro de Cardiologia do Hospital Bandeirantes, Dr. Heron Rached.

“Com a mudança de hábitos, as pessoas podem melhorar sua qualidade de vida, lembrando que o acompanhamento médico e os exames periódicos são fundamentais”, completa o Coordenador da Cardiologia do Hospital Leforte, Dr. Hélio Castello.