A população do Rio de Janeiro já pode contar com mais duas instituições de saúde certificadas pela principal organização brasileira para acreditação hospitalar. O Hospital Joari e o Niterói D’Or, que fazem parte da Rede D’Or São Luiz, receberam o selo ONA 1, que garante a qualidade das práticas de segurança que envolvem os pacientes.

O processo de certificação começou em 2012, quando as instituições receberam a primeira visita diagnóstica do órgão acreditador. Ambas foram avaliadas positivamente nos processos relacionados à segurança do paciente em todas as suas etapas, desde o primeiro contato com as unidades até a alta. Além das práticas aplicadas no Hospital Joari e no Niterói D’Or, todos os setores foram avaliados pela ONA, das Emergências aos Centros Cirúrgicos.

Com a continuidade das melhorias dos processos e integrações de todos os setores do hospital, as duas unidades buscam as certificações nível 2, já previstas para o ano de 2013, e nível 3, o maior nível de certificação da ONA.

Referência em emergência, maternidade e alta complexidade na Zona Oeste do município do Rio, o Hospital Joari, localizado no bairro de Campo Grande, realizou mais de 140 mil atendimentos em 2012. O Niterói D’Or, que em janeiro completou dois anos de marca D’Or, tem foco no atendimento a casos de emergência adulta, emergência ortopédica e cirurgia geral.