Os desafios da melhoria da performance da gestão hospitalar, através da introdução de práticas e tecnologias de monitoramento continuo que permitem evitar perdas de receita e melhora da experiência do paciente na instituição foram os temas debatidos em evento promovido pela WeDo Technologies e Microsoft, em São Paulo.

No encontro, executivos do setor de saúde assistiram a apresentação de um case do Grupo José de Mello Saúde, apresentado pelo executivo Francisco Miranda Duarte, que destacou os benefícios da implementação do sistema RAID – Business Assurance, que permitiu identificar um potencial de recuperação de cerca de 23 milhões de reais na receita e um acréscimo de 12% no EBITDA, além dos beneficios de uniformização de práticas nas várias unidades do Grupo, experiência do paciente e disponibilização de informação estruturada para suporte a negociação com operadoras. O outro case apresentado no encontro, pelo ex-cio da Rede D´Or, Marlon Oliveira, abordou como um caso similar foi implantado num grande grupo hospitalar brasileiro.

“Existem milhares de maneiras para ocorrer perda de receita em um ambiente hospitalar. Imprecisões de codificação, erros nos pagamentos de terceiros e processamento de solicitações e reembolsos podem resultar em milhões de receita perdida”, explica o vice-presidente de Canais Indiretos da WeDo Technologies, Joice Fernandes. “A implementação de ferramentas automatizadas para evitar perdas no ciclo de receita ajuda a garantir que a integridade da receita seja mantida”, avalia.

O evento, que reuniu representantes de algumas das principais instituições de saúde do país, como Hospital Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Seguros Unimed, entre outros, objetivou mostrar soluções para empresas que investem implantando sistemas de gestão e planejando modelos de negócios, e ainda assim, nem sempre conseguem controlar plenamente pequenas perdas de receita que, somadas, constituem prejuízo para a instituição e baixa rentabilidade nos processos.

“Este evento é muito importante para a Microsoft, uma vez que alia a nossa plataforma com a solução da WeDo para atender a necessidade da área da saúde. A nossa intenção é demonstrar a capacidade instalada e soluções que suportam os nossos clientes de Saúde, sejam diretamente ou mesmo através de nossos parceiros de negócios. Ajudar as organizações de saúde em melhorar a sua performance, reduzir custos, fazer mais com menos, é o nosso foco. A tecnologia da Microsoft na nuvem (cloud computing), aliada a solução da WeDo torna essa realidade mais rápida, com resultados mais imediatos e de uma forma progressiva”, explica Miguel Dias, Healthcare Lead da Microsoft Brasil.

A participação da WeDo Technologies no evento indica o investimento da empresa para consolidar a atuação no segmento de saúde no Brasil. Especializados em garantia de receita e redução do risco de fraude, os softwares desenvolvidos pela multinacional tornaram-se os mais usados do gênero no mercado mundial de telecomunicações. A WeDo Technologies tem vindo a estendê-los ao setor de saúde, que, segundo o Ministério da Saúde, movimenta anualmente R$ 160 bilhões e representa 8% do PIB nacional.

“Contas de saúde são notoriamente complexas. Tão complexas que estima-se que até 40% contêm imprecisões. Compreender o impacto dos custos de base é essencial para gerar margens nesse setor. Temos experiência não só para ajudar as empresas a definir a responsabilidade organizacional e analisar os processos de negócios, mas também para fornecer um sistema de monitoramento, o RAID Healthcare, que irá proporcionar um controle central, integrado e automatizado”, explica Joice Fernandes.

Sobre a WeDo Technologies

A WeDo Technologies é líder mundial em Enterprise Business Assurance, fornecendo software e consultoria especializada, com objetivo de analisar de forma inteligente as grandes quantidades de dados de uma organização. Por meio dessa análise, a WeDo Technologies auxilia as empresas a anular ou minimizar as ineficiências operacionais ou de negócio. Propicia-lhes, assim, a proteção das receitas e a economia de custos, contribuindo para um retorno significativo do investimento.

A WeDo Technologies trabalha com algumas das empresas líderes mundiais das indústrias de varejo, energia e finanças, bem como mais de 180 operadoras de telecomunicações de mais de 90 países, através de quase 500 profissionais altamente qualificados.

Revenue Assurance, também chamado de Proteção do Lucro ou Prevenção de Perdas e Gestão de Fraude, são os domínios em que a WeDo Technologies – através de seu software e serviços – tornou-se reconhecida como uma empresa inovadora e líder de mercado em todo o mundo.

Acionista da WeDo Technologies, do Grupo Sonae, é o maior empregador privado não financeiro em Portugal, com cerca de 43.000 funcionários e presença em mais de 60 países.

Para obter mais informações, visite www.wedotechnologies.com ou siga-nos no TwitterWeDoNews