O Hospital Anchieta, com relação às matérias veiculadas no jornal Correio Braziliense, relativas à atuação de técnicos de enfermagem em serviço nesta instituição, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Não ocorrem e nem ocorreram na instituição, sob qualquer hipótese, cirurgias auxiliadas por técnicos em enfermagem.

2. Houve, sim, manifestação reivindicatória trabalhista que culminou com o abandono completo e integral do plantão matutino do dia 13.11.2012 por técnicos em enfermagem do Centro Cirúrgico e da Central de Material Esterilizado, o que infringiu severamente o Código de Ética da profissão e teria colocado os pacientes em situação de risco, o que foi evitado, entretanto, com o imediato remanejamento de outros profissionais de saúde para os postos abandonados.

3. A demissão por justa causa dos 20 técnicos em enfermagem que se recusaram a prestar assistência está respaldada juridicamente, dada a gravidade da falta cometida, que se caracterizou pelo abandono deliberado de pacientes – fato que inviabilizou a continuidade de seus contratos de trabalho.

4. Quanto às imagens de procedimentos cirúrgicos que teriam ocorrido neste Hospital, divulgadas na mídia, carecem de comprovação de procedência e não são reconhecidas por esta instituição.

5. Este Hospital já colocou à disposição do CRM-DF todos os documentos relacionados às denúncias, entregando àquele Órgão, inclusive, os dois prontuários que tiveram o sigilo quebrado (ilegalmente) e parcialmente publicados pelo jornal Correio Braziliense. Ressaltamos que tais prontuários evidenciam que cada uma das cirurgias ali mencionadas foi assistida por três cirurgiões, cumprindo-se o Protocolo de Cirurgia Segura da Organização Mundial de Saúde, inexistindo desvio de função de técnicos em enfermagem desta instituição.

6. Destacamos que o corpo funcional do Hospital Anchieta é composto por 894 profissionais, sendo 325 técnicos em enfermagem, e que a inaceitável atitude dos 20 profissionais envolvidos não representou, em nenhum momento, qualquer ameaça à segurança e qualidade da assistência – o que é atestado por auditorias externas periódicas.

Nesse momento em que acusações infundadas buscam macular a imagem deste Hospital Anchieta, sentimo-nos no dever de prestar estes esclarecimentos aos nossos pacientes e seus familiares, bem como a toda a população do Distrito Federal e Entorno, demonstrando nosso respeito e comprometimento com a qualidade do atendimento médico hospitalar praticado nesta instituição, e devida a todas as pessoas que nos procuram.