Das 75 mil Prestadoras de Serviço de Saúde no Brasil, apenas 290 são certificadas pela ONA e, dessas,
apenas 61 por Excelência
Único hospital detentor do Troféu Ouro do Programa de Qualidade do Distrito Federal (PQDF), o Anchieta acaba de ser aprovado em auditoria de manutenção da Acreditação por Excelência (Nível III). Concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e apoiado por órgãos do Governo e outras instituições de saúde, o selo é considerado o principal do segmento.
A avaliação para manutenção do certificado da ONA ocorreu nos dias 1º e 2 de dezembro, quando o Hospital recebeu a visita de Dilnei Garate, do Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS). “O Anchieta é uma organização diferente e diferenciada por tudo isso que vemos, por toda essa preocupação em reafirmar a Acreditação com Excelência. Ficaram evidentes o nível de gestão, de atenção ao cliente e de preocupação da direção em dar condições para que o trabalho mantenha o nível esperado”, destaca o avaliador.
PARA ENTENDER – O processo de Acreditação traz inúmeros benefícios à instituição hospitalar, tais como: reordenamento das estruturas, capacitação das equipes, aprimoramento de processos, redução de custos, maior participação no mercado, além do reconhecimento público. Contudo, é a sociedade a principal favorecida, com o incremento da qualidade e da segurança assistencial.
Segundo o Ministério das Cidades, há 75 mil Organizações Prestadoras de Serviço de Saúde (OPSS) no Brasil, sendo que apenas 290 são certificadas pela ONA e apenas 61 possuem Nível III – o mais elevado. Dr. Délcio Rodrigues Pereira, superintendente do Anchieta, destaca que a instituição tem motivação suficiente para seguir investindo em qualidade: “Os sistemas que adotamos, como a ONA e a ISO, propiciam o alcance de nosso objetivo, que é a satisfação dos nossos colaboradores, parceiros e clientes”.
Carla Furtado e Paulo Lima
AthenaPress | Unidade do Grupo Athena
(61) 3326 2066 e (61) 8473 3509
Atendimento à Imprensa: Paulo Lima