Uma das causas de morte súbita, as arritmias cardíacas acometem cerca de 5% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde. Essa cardiopatia, além dos casos repentinos que levam ao óbito, pode também comprometer a saúde de muitas pessoas inibindo a realização de tarefas simples como subir escadas. Por ser a causa de problemas tão sérios, o Hospital Cardiológico Costantini promove nos dias 5 e 6 de outubro um seminário sobre arritmias cardíacas, que vai discutir casos clínicos e tratamentos para a doença.
“Procuramos trazer orientação, conduta e manejo adequados aos problemas de arritmia existentes”, destaca José Carlos Moura Jorge, um dos organizadores do evento. Já estão confirmadas a presença de vários profissionais especializados em eletrofisiologia, como o cardiologista Eduardo Benchimol Saad, coordenador do Serviço de Arritmias e Estimulação Cardíaca do Hospital Pró-Cardiaco, do Rio de Janeiro, e Silvana Nishioka, Doutora em cardiologia pela USP e responsável pelo ambulatório de estimulação cardíaca do InCor-HCFMUSP. Eles vão discutir temas como opções de tratamentos de arritmia em casos específicos, novidades em tratamento e evoluções em tecnologia como o marcapasso.
“O evento que acontece tradicionalmente no mês de outubro é um convite aos cardiologistas, fisioterapeutas, psicoterapeutas e demais profissionais da área de saúde para um trabalho de educação continuada e atualização com exemplos de casos clínicos reais do dia a dia”, comenta Moura Jorge.
As inscrições estão abertas e todo o valor arrecadado será revertido para a Fundação Francisco Costantini, para atendimento de pessoas carentes.
SERVIÇO
Seminário Científico “Arritmias Cardíacas”
Data: 5 de outubro das 19h30 às 22h30
6 de outubro das 8h30 às 12h30
Local: Auditório do Hospital Costantini (R. Pedro Collere, 890, Vila Izabel)
Informações: (41) 3013-9267
Valor da inscrição: R$ 30,00 (valor doado à Fundação Costantini, que mantém programa de atendimento a pacientes carentes)