O Hospital Cardiológico Costantini promove, no dia 27 de abril, um simpósio para discutir o “Implante Transcateter Valvar Aórtico”, durante o Congresso Paranaense de Cardiologia. O evento vai reunir nomes de destaque na cardiologia para debater o assunto que pode atingir cerca de 5 a 8% dos pacientes com mais de 65 anos.
De acordo com Costantino O. Costantini, diretor científico do Hospital e um dos organizadores do simpósio, essa técnica de implante é relativamente nova e vem sendo mais utilizada nos últimos cinco anos. “Os estudos realizados tem demonstrado que esta técnica é uma excelente alternativa para o tratamento de pacientes com risco muito elevado ou contra-indicação para uma cirurgia convencional de troca valvar aórtica e discutir o assunto é uma forma de enriquecer e melhorar os atendimentos cardiológicos em todo o estado “, explica Costantini.
Entre os convidados para participar do Simpósio está a cardiologista Auristela Isabel de Oliveira Ramos, do Instituto Dante Pazzanese, de São Paulo. O cardiologista Costantino R. Costantini, diretor geral do Hospital Cardiológico Costantini e médico responsável pelos implantes das válvulas aórticas no Hospital, fará a apresentação inicial. O evento é patrocinado pela empresa Edwards Lifesciences e acontece a partir de 12h15 no dia 27 de abril, durante o 40º Congresso Paranaense de Cardiologia, no auditório 1 do ExpoUnimed Curitiba.