Nesta sexta-feira, 10, serão inauguradas as obras realizadas no Hospital Escola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com recursos do Pro-Hosp, pelo secretário de Estado de Minas Gerais da Saúde, Marcus Pestana.

O Hospital Escola da UFTM está entre as 37 instituições hospitalares macrorregionais que recebem recursos do Programa de Fortalecimento e Melhoria dos Hospitais do Sistema Único de Saúde, o Pro-Hosp, implantado pelo governo de Minas Gerais em 2003.

Desde a implantação do Pro-Hosp,  recursos na ordem de R$ 2,7 milhões foram aplicados no Hospital Escola, na melhoria das instalações, na aquisição de equipamentos e no programa de gestão. Do total, na terceira edição do Programa, o HE recebeu R$ 1,3 milhão.

As obras incluíram reforma e adequação do Pronto Socorro com melhorias nas enfermarias, agilidade no serviço de urgência com entrada exclusiva para emergência (Código Vermelho), ampliação da entrada com incorporação de novos ambientes (recepção, revisão, banheiros, adulto e infantil, e sala para o Serviço Social). A obra resulta em melhores condições de acolhida e atendimento ao paciente e de trabalho à equipe de saúde do PS. Em 2006, o PS-Adulto fez 36.512 atendimentos, e até junho foram 17.605.

A solenidade de inauguração acontece às 10h, no Pronto Socorro do HE, com pronunciamentos das autoridades, descerramento de placa, e visita às dependências da Lavanderia e Hospital-Dia, onde também foram realizadas as obras de reforma e adequação.