Agora, quem precisa de atendimento de urgência no Hospital Santa Catarina é recebido no Pronto-Atendimento Adulto com uma infraestrutura espaçosa e moderna, além de equipamentos com tecnologia de última geração. A inauguração da segunda fase da reforma conclui a série de melhorias do setor, que abrange o PA infantil e o adulto, nos quais foram investidos R$ 2,9 e R$ 6,4 milhões, respectivamente.

“Esse serviço é um orgulho para nossa instituição. Agora, seguiremos o trabalho de forma ainda melhor”, comenta o diretor-executivo do hospital, Lawrence Meagher.

O gerente médico do Pronto-Atendimento, Alfredo Coletti, explica que o objetivo da obra foi criar a condição técnica perfeita para atender à peculiaridade de cada caso e salvar vidas. “Realizamos, em média, 13 mil atendimentos por mês. Como cada paciente apresenta um quadro específico, o projeto foi todo pensado para que os oito leitos de observação fossem individuais”, conta. “São espaços que garantem a privacidade e permitem uma ação rápida nos casos que exigem mais atenção, e contam com aparelhos de monitoração avançado. É como se cada um deles fosse uma UTI. O atendimento terá ainda mais qualidade.”

Além dos leitos, a modificação objetiva o fortalecimento do atendimento humanizado, desde a recepção, a sala de espera e os consultórios, até luminosidade, temperatura, área de medicação expandida, com mobílias confortáveis, espaços individuais e farmácia.

Qualidade que salva vidas

Segundo o gerente médico, o primeiro cuidado é o mais importante. Por isso, quando o paciente chega ao Pronto-Atendimento, passa por uma triagem que classifica o risco do quadro apresentado, de acordo com protocolo internacional. Se for detectado algum risco à vida, ele é imediatamente encaminhado a um especialista. “Nosso quadro de plantonistas do PA tem um neurologista e um cardiologista, além de clínicos e cirurgiões”, explica.

Coletti acrescenta que existe ainda uma equipe de retaguarda extremamente preparada para fazer manobras ágeis, tendo integração com as Unidades de Dor Torácica e de Acidente Vascular Encefálico (AVE), que passaram a integrar o PA em fevereiro deste ano.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina é uma instituição filantrópica e faz parte da Associação Congregação de Santa Catarina, que compõe uma rede social a serviço da vida. Congrega mais de 12 mil colaboradores, distribuídos em 33 obras sociais e diversos programas de apoio em sete Estados.

Com uma estrutura de atuação nos eixos da Saúde, Educação e Assistência Social, a ACSC efetua mais de 13 milhões de atendimentos ao ano em todo o País.

Fundado em 1906 pelas Irmãs de Santa Catarina, o Hospital dispõe de 327 leitos, 24 salas de cirurgia, 5 unidades de tratamento intensivo (UTIs Neurológica, Cardiológica, Pediátrica, Neonatal e Geral) e Pronto-Atendimento 24 horas.